terça-feira, 21 de abril de 2009

Notícias: 21 de Abril de 1989 - A revolta na polícia


Espectáculo jamais visto o do dia 21 de Abril. Polícias contra polícias num confronto público no Terreiro do Paço. Não consta que algum tenha saído ferido, mas a parte que contestava as decisões do Governo terminou a contenda com as fardas encharcadas, tal foi a resistência aos "carros d'água".
Esta manifestação inédita foi organizada pela Pró Associação Sindical da PSP, tendo como origem "a crescente degradação das condições de trabalho", como dizia o subchefe José Carreira, o líder dos polícias contestatários, que exigiam ainda um sindicato de polícia com o consequente direito à greve.
O descontentamento era grande. Numa assembleia realizada num clima de grande exaltação, os polícias descontentes - que tinham o apoio dos partidos da oposição - aprovaram um documento para ser entregue ao então ministro da tutela e avançaram desde a Voz do Operário até ao Terreiro do Paço. À sua espera estavam os colegas da polícia de choque.
Tudo terminou molhado e com a prisão de seis sindicalistas/polícias, que passaram a noite numa esquadra de alta segurança na Reboleira.
Valeu a pena o episódio que ficou conhecido como "Secos e Molhados", pois hoje a PSP não tem apenas um, mas nove sindicatos.
fonte: Expresso

0 comentários: