sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
O Senhor Comentador pede às altas chefias das forças armadas americanas que deixem os seus soldados comer em paz
Som do dia - SEBASTIEN LEGER - The People (Eric Prydz Remix)
Sebastien Leger - The People (Original Mix)
Programa festas carnavalescas no Jardas Bar
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Desfile de Carnaval 22 | Fevereiro 2009 > 15h00
Regulamento e Ficha de Inscrição Clique Aqui:
O ano passado foi assim.
O Senhor Comentador ficou mal disposto com o Juan e a Manuela
Estás com a Jarda? Ou então não...
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Pensamentos do dia - Excelentes e profundos
O Senhor Comentador dá umas dicas para identificar os ricos
a) café com leite e torradas;
b) sopas de cavalo cansado;
c) caviar;
d) não sei/não respondo.
Como os ricos não são estúpidos – pelo menos os que tenham herdado a fortuna – vão ignorar o caviar, vão sentir-se tentados a responder “não sei”, que é a mais pura verdade, mas vão acabar por responder sopas de cavalo cansado porque acham mais querido e pitoresco. Por sua vez, o funcionário do fisco, ao pôr os olhos na carteira Louis Vuitton, vai perceber que a contribuinte mentiu. Tem carteira de “caviar” ou de “não sei”? Mas se a contribuinte testada for de classe média baixa e tenha comprado a carteira nos ciganos e realmente tomar um bagaço ao pequeno-almoço porque a tal sopa é para crianças, lá se vai a validez do teste. Se calhar o que diferencia os ricos dos pobres é a cara. Quem esteja sempre stressado e angustiado é pobre. Quem esteja com cara de bem disposto é rico. Julgo que é o mais acertado é acabar com as deduções de impostos a todos os que derem sinais de ostentação de felicidade. Está contente? Tunga! Paga que nem ginjas. Fora isso, tudo bem.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Jardafari orgulha JardasTeam
O Senhor Comentador congratula Francisco Louçã pela sua vitória no Congresso mas protesta
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
O que é o Twitter?
As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.
Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.
O Senhor Comentador explica ao líder do Partido Socialista que o terring é tão importante como o timing e o casting
ABSINTO
O absinto foi proibido por muitos anos na maioria dos países, voltando recentemente à legalidade.
A simples mistura com água, das ervas que compõem o absinto, resulta num líquido extremamente amargo. Essa mistura amarga, ao ser destilada, adquire um sabor agradável, marcante. O seu aroma lembra menta e anis. É por vezes incorretamente chamado de licor, mas é na verdade uma bebida destilada.
O absinto pode atingir teores alcóolicos até 90% ( só???!!! ).
Tem geralmente uma cor verde-pálida, transparente ou, no caso de envelhecido, castanho claro. Apresenta uma porcentagem de álcool muito elevada (45,0 % a 80 %).
Para apreciação de novos sabores, era servido com torrão de açúcar e láudano, este último um opióide. Sem o láudano, atualmente pode ser consumido com água, que reduz a graduação alcóolica da bebida. Desta forma, sobre o copo com a bebida é colocada uma colher perfurada que sustenta o torrão de açúcar, e por onde passará a água gelada que será vertida lentamente sobre o torrão.
Recentemente no Brasil foi legalizada a sua venda, porém teve de adaptar-se à lei brasileira. O seu teor alcoólico é de 53,5 ºGL e não contém a erva Arthemisia Absinthium.
Em portugal recomendamos o Absinto comercializado pela marca Neto Costa.

Será a Artemisia Absinthium medicinal ou tóxica? Vamos saber mais...
Quem já provou um chá de absinto conhece a principal característica desta planta: o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna". Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade e da caça. Daí a origem de seu nome científico. Popularmente, a losna também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes. As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto, entretanto, vale lembrar que a presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos. Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. No século XIX, registrou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um licor obtido pela maceração do absinto em álcool. Na maior parte das vezes, o licor de absinto era usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais.
O absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Ao que tudo indica, aquele destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. E, recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, identificaram nas substâncias presentes nos destilados preparados com losna ou absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem. Além disso, os estudos demonstraram que o uso crônico pode provocar danos neurológicos permanentes. A combinação entre a dosagem de álcool e as substâncias presentes nesta planta pode ser perigosa e, por essa razão, a maioria dos especialistas costuma recomendar o uso da losna ou absinto na forma de infusão (no máximo duas xícaras de chá ao dia) e evitar a extração do sumo por maceração. Planta pertencente à família das Compostas, originária da Europa, a Artemisia absinthium L. é uma planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos. Em algumas regiões do Brasil a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais costuma-se utilizar mais as folhas do que as flores. Também é muito importante lembrar que a Artemisia absinthium L. não deve ser confundida com outra planta muito conhecida: o abrótano (Artemisia abrotanum L.) que apresenta folhas mais finas e sabor agradável.
A Artemisia Absinthium propaga-se por meio de sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O solo ideal para o cultivo deve ser argilo-arenoso, fértil e profundo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, é essencial garantir uma profundidade de 30 cm, mais ou menos. A planta é muito resistente a doenças, raramente é atacada por insetos, porém, é essencial a retirada de ervas daninhas que podem prejudicar o seu desenvolvimento. Recomenda-se cautela com a aplicação de adubos ou fertilizantes (naturais ou químicos), pois o excesso pode prejudicar o aroma da losna. A adição de composto orgânico em doses controladas favorece o cultivo. Se a finalidade da colheita for as folhas, deve-se retirá-las aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução, para evitar a perda dos princípios ativos. Caso a finalidade seja obter as flores, a colheita deve ser realizada assim que estas começam a se formar, pois a planta permanece florida por cerca de sete dias e, após esse período, as flores se tornam muito sensíveis, desmanchando-se e caindo com facilidade. Para melhor conservação, a losna pode ser armazenada seca: coloque as folhas e flores estendidas em local ventilado, longe da exposição aos raios solares e depois guarde em caixas de madeira, de preferência.
Como se deve beber
Normalmente o absinto é bebido em shot's ( pode servir para inflamar o copo ) e misturado com outras bebidas. Alguns jardas bebem absinto misturado com Red Bull. No entanto, segundo os espertos na matéria o Absinto deve ser bebido num copo comprido na proporção de uma parte para três de água normal ou com gás gelada. Primeiro deita-se o absinto no copo, em seguida coloca-se uma colher furada apoiada na borda do copo com dois cubos de açúcar branco e depois deita-se a água gelada. Pode improvisar-se com um pacote de açucar e 2 pedras de gelo, mexendo-se de seguida.
Curiosidades
A palavra "vermute" tem tudo a ver com a losna: significa "warmwurz", ou seja, "raiz quente" e é o nome da Artemisia Absinthium em alemão. Já em grego, a palavra Artemisia Absinthium significaria "privado de doçura". A medicina popular desaconselha o uso de Artemisia Absinthium por mulheres em fase de amamentação, pois a planta "torna o leite amargo". O absinto é famoso desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C.
Efeitos
Nota: Os vídeos são de Jardas internacionais. O primeiro são Jardas brasileiros e o segundo Ingleses. Não são membros do JardasTeam, mas pelo que podem ver também apanham grandes Jardas.
Em excesso = PROBLEMAS
Quantidade razoável = ALUCINAÇÕES
ÁLCOOL: Afinal o que andamos a beber? Vamos dedicar cada mês a uma bebida e tentar instruir todos os Jardas acerca dos líquidos que ingerem
A palavra álcool origina-se do árabe al-kuhul que significa líquido.
As bebidas alcóolicas representam as drogas mais antigas das quais se têm conhecimento, por seu simples processo de produção. Obtidas pela fermentação de diversos vegetais, segundo procedimento no início primitivos e depois cada vez mais sofisticados, elas já estavam presentes nas grandes culturas do Oriente Médio e são utilizadas em quase todos os grupos culturais, geralmente relacionadas a momentos festivos.
Os mais antigos documentos da civilização egípcia descrevem o uso do vinho e da cerveja. A medicina egípcia, respeitada em toda a região mediterrânea, usava essências alcóolicas para uma série de moléstias, enquanto meio embriagador contra dores e como abortivo. O vinho entre os egípcios era bebido em honra à deusa Isis.
O consumo de cerveja pelos jovens era comum; muitos contos, lendas e canções de amor relatam os seus poderes afrodisíacos. O seu uso social e festivo era bem tolerado, embora, já no Egito, moralistas populares se levantassem contra o seu abuso "por desviar os jovens dos estudos". A embriaguez, no entanto, era tolerada apenas quando decorrente de celebrações religiosas, onde era considerada normal ou mesmo estimulada.
Na Babilônia 500 a.C., a cerveja era oferta aos deuses. Nas culturas da Mesopotâmia, as bebidas alcóolicas existiram, com certeza, no final do segundo milênio a.C.; aos poucos, a cerveja à base de cereais foi substituída por fermentados à base de tâmaras. A fermentação da uva também é regularmente mencionada. O uso medicinal de produtos alcóolicos é comum.
O consumo de álcool nas civilizações gregas e romanas é bem conhecido. Ele era utilizado tanto pelo seu valor alimentício, quanto para festividades sociais. Ressaltamos apenas a associação entre o uso do vinho e certas práticas e concepções religiosas representadas pela popular figura do Bacchus. Durante longos períodos, o consumo de vinho era proibido para as mulheres, interdito do qual testemunham também os relatos bíblicos. Lembramos ainda que o vinho é parte integrante de cerimônias católicas e protestantes, bem como no judaísmo, no candomblé e em outras práticas espiritas.
O consumo de bebidas alcóolicas é amplamente difundido no Brasil, onde se consome mais álcool per capita do que leite.
Nos anos 20, nos Estados Unidos, houve uma proposta de coibição legal do uso de bebidas alcóolicas chamada Lei Seca. Porém, durou pouquíssimo tempo. O seu fracasso deu-se devido à pressões econômicas que fácil e vitoriosamente se interpuseram, além de que o próprio consumidor encontrou uma forma sutil e prática para alimentar suas necessidades.
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico).
As bebidas alcóolicas são elaboradas a partir da fermentação de produtos naturais: vinho (fermentação da uva); cerveja (fermentação de grãos de cereais); outros (fermentação do mel, cana de açúcar, beterraba, mandioca, milho, pimenta, arroz etc.).
Bebidas alcóolicas destiladas - como cachaça, rum, uísque ou gim - são obtidas através da destilação de bebidas fermentadas.
-Provoca um efeito desinibidor.
-Em caso de uso mais intenso, pode favorecer atitudes impulsivas e, no extremo, levar à perda da consciência chegando-se ao coma alcóolico.
-Com o aumento do seu uso, diminui a potência sexual.
-O uso crônico de doses elevadas leva ao desenvolvimento de dependência física e tolerância.
-Em caso de supressão abrupta do consumo, pode-se desencadear a síndrome da abstinência caracterizada por confusão mental, visões assustadoras, ansiedade, tremores, desregulação da temperatura corporal e convulsões. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode levar à morte.
-"Delirium tremens": quadro de abstinência completamente instalado (estado de consciência turvo e vivência de alucinações, principalmente táteis).
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
O Senhor Comentador está estupefacto por saber que os ingleses não leram os tratados da União Europeia
Vasco da Gama vence fora de casa o Piense por 2-1
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Karaoke@Jardas Bar ( Bar 31 )
Apareçam e divirtam-se em mais uma noite louca!
Por certo vamos ter mais uma vez a inesquecível voz de CATITA CARREIRA
O Senhor Comentador quer reservar um quarto na Boa Hora
O Senhor Comentador quer reservar um quarto na Boa Hora
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
FESTIVAL GASTRONÓMICO SABORES DA CAÇA | 06, 07 e 08 de Fevereiro'09
A Junta de Freguesia de Selmes, com o apoio da Câmara Municipal de Vidigueira, vai realizar a terceira edição do Festival Gastronómico Sabores da Caça, nos dias 06, 07 e 08 de Fevereiro de 2009.
PROGRAMA:
III FESTIVAL GASTRONÓMICO
SABORES DA CAÇA
SELMES
DIA 6 DE FEVEREIRO [SEXTA-FEIRA]
18h30 Desfile pelas ruas
FANFARRA dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira
18h30 Inauguração Oficial
21h30 Actuação Musical
GRUPO SOL DO GUADIANA
23h00 Música de Baile
GRUPO SEM LIMITE
DIA 7 DE FEVEREIRO [SÁBADO]
08h00 III Prova de Stº. Huberto
Concentração: Pavilhão de Festas de Selmes
Org: Federação Alentejana de Caçadores
09h30 Jogo da Malha
Local: Parque
10h00 Tiro ao Alvo de Ar Comprimido
Local: Pavilhão Multiusos
Org.: Inatel
15h00 Demonstração de Aves de Rapina
Local: Parque [Em caso de chuva, a iniciativa não se pode realizar]
21h30 Actuação Musical
GRUPO RASTOLHICE
23h00 Música de Baile
FRANCISCO BORGES
DIA 8 DE FEVEREIRO [DOMINGO]
07h00 Montaria
Concentração: Pavilhão de Multiusos de Selmes
Org.: Clube de Caçadores Alcariense
15h00 Demonstração de Aves de Rapina
Local: Parque [Em caso de chuva, a iniciativa não se pode realizar]
16h00 Concurso de Culinária
Local: Pavilhão das Tasquinhas
18h00 Actuação Musical
GRUPO IMPROVISOS DO SUL
19h00 Encerramento Oficial
Actuação da
BANDA FILARMÓNICA dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira
[integrado nas comemorações do 23º aniversário da Associação Humanitária dos B.V.V.]
DURANTE O CERTAME:
CAMPEONATO JÚNIOR DE TIRO VIRTUAL
[Informações e Inscrições: Junta de Freguesia de Selmes]
EXPOSIÇÃO DE TROFÉUS DE CAÇA
[cedida por: Federação Alentejana de Caçadores]
Local: Edifício da Antiga Casa do Povo
EXPOSIÇÃO DE AVES DE RAPINA
Local: Quintal da Cantina
JOVENS + VOLUNTÁRIOS
ACÇÃO DO NÚCLEO DE VOLUNTARIADO DE VIDIGUEIRA
Org: Câmara Municipal Vidigueira, Terras Dentro, Contracto Local de Vidigueira
fonte: CM Vidigueira
Jardas não levantem dinheiro em caixas automáticas do BPN
O Senhor Comentador condena as insinuações malévolas sobre o Bastonário da Ordem dos Advogados
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Vasco alcança primeira vitória em casa

O Senhor Comentador acredita que por culpa do director de um semanário muita gente vai perder o emprego
Texto - Carlos Quevedo ; Voz - Rui Unas

