sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Som do dia - Desaparecidos - Ibiza vs San Francisco (Dj Thiago Severo Mashup remix)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Som do dia - Dabruck y Klein feat Stafford Brothers - Open up your arms

O Rico e o Pobre

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Senhor Comentador pede às altas chefias das forças armadas americanas que deixem os seus soldados comer em paz

Um estudo do Pentágono afirma que o número de militares norte-americanos com excesso de peso ou obesidade duplicou desde o início da guerra do Iraque. Consequência evidente do stress e da tensão criados pelos combates. O estudo publicado no Relatório de Observação Médica do Departamento de Estado suscita preocupações sobre o estado geral de prontidão dos militares. Vejamos isto por partes. Em primeiro lugar, as forças armadas americanas têm muita sorte. Aquilo que se diz por cá que o que não mata, engorda, não sei como é que se diz em inglês, talvez “what won’t kill you, will only make you fatter”, é uma coisa boa. Sempre é melhor que fazer parte da outra estatística, como a taxa de suicídio e divórcios. Claro que os números podem enganar e pode acontecer que um soldado engorde, se divorcie e se mate logo a seguir. O que pode confundir os analistas. Por outro lado, também deve se ter em conta que o estudo fala de obesidade e não da monstruosa obesidade mórbida. Este pormenor é importante já que uma coisa é ganhar uns quilitos e outra é enlouquecer adiposamente. Não sei o que se está a passar nos Estados Unidos para se estarem a alarmar por tão pouco. Todos no lembramos do Carlos Lopes magro quando ganhou a medalha olímpica e todos nos lembramos do Carlos gorducho como um feliz empresário de artigos desportivos. Todos achámos normal que o nosso campeão começasse a sua reforma com felicidade e boas jantaradas. Obviamente ninguém pretendeu que voltasse à alta competição. Isto pode ser um exemplo a seguir pelas forças armadas americanas. Depois duma campanha guerreira, se possível vitoriosa, deixar a malta que combateu em paz e a comer os seus bons repastos caseiros. Para se dedicar a actividades menos stressantes, como tricotar, para dar um exemplo. Acima de tudo, o soldado que regressa deve perdoar a mulher e não deve ficar perto de armas, venenos, cordas, comboios ou zonas aquáticas com mais de dois metros de profundidade. De resto, por mim, estes rapazes merecem engordar patrioticamente. Fora isso, tudo bem.

Som do dia - SEBASTIEN LEGER - The People (Eric Prydz Remix)

SEBASTIEN LEGER - The People (Eric Prydz Remix)


Sebastien Leger - The People (Original Mix)

Comandos da nova Nintendo

Programa festas carnavalescas no Jardas Bar


SÁBADO 21/02 - Festa SUPER BOCK mini => Pede 4 minis e ganha um prémio!!

SEGUNDA - FEIRA 23/02 (até às 4h) - Concurso de Máscaras => Prémios para a melhor máscara individual e para o melhor grupo!! (Inscrições até às 00.30h)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Desfile de Carnaval 22 | Fevereiro 2009 > 15h00

As Festas de Entrudo na Vidigueira, que se expressam no Grande Cortejo Alegórico que ocorre no Domingo de Carnaval, procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Nele participam vários grupos, que inundam as principais ruas de Vidigueira de música e alegria contagiante.

Regulamento e Ficha de Inscrição Clique Aqui:

O ano passado foi assim.

Som do dia - Africanism - Tourment D'Amour

O Senhor Comentador ficou mal disposto com o Juan e a Manuela

Ontem deitei-me um pouco mal-humorado. O dia tinha sido péssimo porque tive a sensação de que o mundo inteiro me falava exclusivamente para me irritar. E quando digo “o mundo inteiro”estou a exagerar. Na verdade foi o mundo quase todo. Começou com esse pitoresco Juan Somavia, director-geral da Organização Internacional do Trabalho, quando afirmou apocalipticamente que “a globalização estava a acontecer num vácuo ético, tornando-a moralmente inaceitável e politicamente insustentável”. Imagino que o público assistente se deve ter posto de pé a aplaudi-lo. Sem dúvida uma frase digna do eco duma catedral. Até o ouço aqui: a globalização… globa-globa… liza-liza… ção-ção… ção…”. São grandes palavras mas significam pouco. Sou dos que pensam que o tal fenómeno global não é nada de novo. Suponho que os gregos a inventaram e os romanos a consumaram. O vácuo ético mencionado não foi mais que a lentidão normal do ser humano que sempre foi e continua a ser ultrapassado pela realidade criada por ele próprio. Ainda por cima, as novas tecnologias são rápidas como o caraças. O lado moral, neste caso “inaceitável”, já tinha acontecido com as conquistas, as colonizações, as evangelizações e demais invasões. Aquilo que é politicamente “insustentável” é a mesma coisa. Lembremos as Américas, as índias, as áfricas, e tudo quanto globalizámos com caravelas. Claro que não podemos esquecer que o Juan Somavia, embora fino e educado, é uma espécie de delegado sindical das Nações Unidas. E é natural que tenha uma tendência populista que o faz dizer estes disparates. A seguir a este anúncio do fim do mundo declarado pelo Juan Somavia ouvi a nossa Manuela Ferreira Leite dizer, sem ironia, que não participa na política do espectáculo, que não trabalha nem fala para as sondagens. Muito bonito, sim senhora. Continua assim até à sondagem final, que é como quem diz as eleições democráticas, e depois vais ver como elas doem. Fora isso, tudo bem.

Estás com a Jarda? Ou então não...

De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Dieta Do Tipo Sanguineo


(clicar no botão do lado direito superior para aumentar a visualização)

Pensamentos do dia - Excelentes e profundos

O sexo é como uma estação de serviço: às vezes recebe-se um serviço completo; outras vezes tem que se pedir para se ser atendido e há vezes em que temos que nos contentar com o self-service!

Um homem é como um soalho flutuante: Se for bem montado pode ser pisado durante mais de 30 anos.

As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.

Os problemas do nosso país são essencialmente agrícolas: excesso de nabos; falta de tomates e muito grelo abandonado.

O trabalho fascina-me tanto que às vezes, fico parada a olhar para ele.

Casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre certa e a outra é o marido.

A mulher está sempre ao lado do homem, para o que der e vier; já o homem, está sempre ao lado da mulher que vier e der.

Portugal é um país geométrico: é rectangular e tem problemas bicudos discutidos em mesas redondas, por bestas-quadradas!

A infidelidade e a devolução de um cheque resultam ambos da mesma situação: FALTA DE COBERTURA.

O Senhor Comentador dá umas dicas para identificar os ricos

O secretário-geral do PS, José Sócrates, garantiu ser possível identificar os ricos e reduzir-lhes as deduções para assim conseguir diminuir a carga fiscal da classe média portuguesa. O problema mais delicado desta medida é saber quem são os ricos. A frase “identificar os ricos” arrepia-me. A ideia de poder saber quem pode ou deve prescindir das normais deduções impositivas parece-me assustadora. Mas vamos supor que conseguíamos ter um sistema fiscal infalível, que não é o caso, mas isto é só um supor, devíamos encontrar um sistema perfeito de identificação de ricos. Desde que os ricos já não andam de cartola como o tio Patinhas e que tudo é falsificável e não é fácil identificar nem pobres nem ricos. Ainda por cima, já há poucos que ostentem seja lá o que for. O aumento de casos de carjacking também não ajuda e viver num bairro caro já não quer dizer nada. Talvez um questionário de escolha múltipla permita a tal identificação. Em que consiste o seu pequeno-almoço:
a) café com leite e torradas;
b) sopas de cavalo cansado;
c) caviar;
d) não sei/não respondo.
Como os ricos não são estúpidos – pelo menos os que tenham herdado a fortuna – vão ignorar o caviar, vão sentir-se tentados a responder “não sei”, que é a mais pura verdade, mas vão acabar por responder sopas de cavalo cansado porque acham mais querido e pitoresco. Por sua vez, o funcionário do fisco, ao pôr os olhos na carteira Louis Vuitton, vai perceber que a contribuinte mentiu. Tem carteira de “caviar” ou de “não sei”? Mas se a contribuinte testada for de classe média baixa e tenha comprado a carteira nos ciganos e realmente tomar um bagaço ao pequeno-almoço porque a tal sopa é para crianças, lá se vai a validez do teste. Se calhar o que diferencia os ricos dos pobres é a cara. Quem esteja sempre stressado e angustiado é pobre. Quem esteja com cara de bem disposto é rico. Julgo que é o mais acertado é acabar com as deduções de impostos a todos os que derem sinais de ostentação de felicidade. Está contente? Tunga! Paga que nem ginjas. Fora isso, tudo bem.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Jardafari orgulha JardasTeam

O membro da nossa equipa JARDAFARI tem feito pela vida pela cidade de Rio Maior e é com orgulho que a JardasTeam lhe dá os parabéns pela nomeação obtida. Sim, é verdade o Jardafari foi nomeado para uma categoria de uma espécie de óscares da ESDRM, nomeadamente a categoria BALDAS QUE SE SAFA. Acho que o nome diz tudo. Parabéns pela nomeação e boa sorte!



Atenção que com a Jarda o que parece não é!

O Senhor Comentador congratula Francisco Louçã pela sua vitória no Congresso mas protesta

Acabou o Congresso do Bloco de Esquerda e a lista A de Francisco Louçã reforçou a presença na Mesa Nacional do partido, vencendo à lista B e C. Embora, como diria o recém-desempregado Scolari, não importa que seja A, B ou C. Contudo, seria impensável um Bloco sem o Francisco. Tal como Paulo Portas e Jerónimo de Sousa nos respectivos partidos, ganhou uma maioria absoluta dentro do Bloco. Não tão esmagadora como a de Jerónimo nem como a de Paulo, mas mais uns anitos e lá chegará. Li, desapontado, que Joana Amaral Dias tinha sido excluída. Louçã, sempre rebelde, não se deixa pressionar pela lei da Paridade. Entre os doze históricos ou inevitáveis, contei oito homens e quatro mulheres e nenhuma Joana entre elas. Porquê? Porquê? Perguntei a mim próprio enquanto batia com a cabeça contra a parede mais dura do Mosteiro de Alcobaça. Compreendo que Ana Drago esteja na lista. Sempre esteve, excepto por deveres familiares. Mas o que têm Helena Pinto, Cecília Honório ou Mariana Aiveca que não tenha melhor Joana Amaral? Ideologicamente são superiormente constituídas? Politicamente mais desenvolvidas? Parlamentarmente com mais iniciativa? Duvido. Não quero acreditar que tenha sido punida pelo seu fraquinho por Mário Soares. Não é aceitável que o líder da esquerda incorruptível seja no fundo um forcado ciumento. Os ciúmes são um defeito da direita reaccionária. Não da liberal claro, que é mais swingista ou admite o adultério como fazendo parte do casamento pela Igreja. Por outro lado, que argumentos vai o Bloco de Esquerda contrapor a uma invectiva duma Marta Rebelo socialista ou duma conservadora Teresa Caeiro? Com Ana Drago? Estamos a brincar. Drago tem jeito mais não tem o cabedal das suas oponentes políticas. Poderá, no máximo, ganhar à deputada dos Verdes, cujo nome nem o Primeiro-ministro nem eu nos lembramos nunca. Mas não lhe podemos exigir mais. Não seria justo. Espero que Louçã reconsidere a sua decisão e que desta vez pense com a cabeça. Fora isso, tudo bem.
A partir de hoje já não disponibilizaremos aqui o link directo para ouvir o SR. COMENTADOR, mas sim na barra lateral do lado direito na secção SR. COMENTADOR, onde podem ouvir os comentários actuais e os mais antigos do grande SR. COMENTADOR.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O que é o Twitter?

Twitter é uma rede social ( como o hi5 ) e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.
Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.

Som do dia - Nicola Fasano Vs Pat Rich - 75 Brazil Street (Radio Vocal Mix)

O Senhor Comentador explica ao líder do Partido Socialista que o terring é tão importante como o timing e o casting

José Sócrates, na sua condição de líder do Partido Socialista, deslocou-se por esse pais fora – ou país dentro, depende do ponto de vista – para esclarecer os seus correligionários a respeito da sua moção “A Força da Mudança”. Todos concordam que este esforço partidário visa recuperar a confiança dos sectores de esquerda fora e dentro do partido. Actividade necessária e acertada se tivermos em conta que no PS Sócrates tem sob controlo a parte do Partido mas tem uma relação conturbada com a parte socialista. È um problema chato que nem Louçã nem Jerónimo de Sousa têm. Só pior está a Manuela, que tem relações conturbadas com ambas as partes: a do partido e a do social-democrata. Enfim, nada que o Zezito não possa resolver. No entanto, neste périplo realizado na semana passada houve certos problemas de “terring”. Explico melhor. O timing das sessões de esclarecimento da moção é correcto. Tem de ser agora. O casting também até porque não pode ser de outra maneira. Sócrates faz tudo, dá a cara por tudo e fala por todos. O “terring”, que é o mesmo que o timing e o casting mas que se aplica às terras escolhidas e não ao tempo nem aos protagonistas, é que não foi bem pensado. Um exemplo: o casamento de homossexuais é um assunto delicado. Se tivesse sido apresentado no Bairro Alto de Lisboa, passava com aclamação, mas se isso tivesse acontecido na Mouraria, já podia ter provocado um problema ou outro. Agora tentar explicar o direito dos homossexuais a casar no meio do Alentejo é completamente de doidos. Quem viu as caras dos rudes militantes socialistas presentes na sessão de esclarecimento de Sócrates, sabe do que estou a falar. Aplaudiram e comentaram com entusiasmo tudo o que o líder disse. Mas sobre o tal casamento fizeram um silêncio de boca aberta. Foi um momento confrangedor. Se só tivesse falado de deduções fiscais dos contribuintes no Alentejo, teria ganho a plateia. Mas não. Preferiu falar dessas modernices estrangeiradas dos casamentos gays na terra da açorda e onde se come túberas de porco ao pequeno-almoço. Quem precisa de tios e primos quando se tem assessores desses? Fora isso, tudo bem.

ABSINTO

Apesar de ser sempre relacionado à França, o Absinto é uma criação suíça. Destilados, os seus ingredientes compõem-se de anis e uma diversidade de ervas em que se destaca a Artemisia absinthium, responsável pela polémica em volta do absinto, por conter substâncias alucinógenias.
A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês Pierre Ordinaire, exilado na Suíça, utilizou a planta Artemisia Absinthium para fabricar uma poção digestiva. Poucos anos depois, ele adicionou álcool à fórmula para potencializar os seus efeitos.
O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915, tendo ganho alguma popularidade com a sua legalização em vários países. É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vincent van Gogh, Oscar Wilde, Aleister Crowley e Fernando pessoa são exemploas de notáveis que eram adeptos da fada verde.

O absinto foi proibido por muitos anos na maioria dos países, voltando recentemente à legalidade.

A simples mistura com água, das ervas que compõem o absinto, resulta num líquido extremamente amargo. Essa mistura amarga, ao ser destilada, adquire um sabor agradável, marcante. O seu aroma lembra menta e anis. É por vezes incorretamente chamado de licor, mas é na verdade uma bebida destilada.

O absinto pode atingir teores alcóolicos até 90% ( só???!!! ).

Tem geralmente uma cor verde-pálida, transparente ou, no caso de envelhecido, castanho claro. Apresenta uma porcentagem de álcool muito elevada (45,0 % a 80 %).
Para apreciação de novos sabores, era servido com torrão de açúcar e láudano, este último um opióide. Sem o láudano, atualmente pode ser consumido com água, que reduz a graduação alcóolica da bebida. Desta forma, sobre o copo com a bebida é colocada uma colher perfurada que sustenta o torrão de açúcar, e por onde passará a água gelada que será vertida lentamente sobre o torrão.
Recentemente no Brasil foi legalizada a sua venda, porém teve de adaptar-se à lei brasileira. O seu teor alcoólico é de 53,5 ºGL e não contém a erva Arthemisia Absinthium.

Em portugal recomendamos o Absinto comercializado pela marca Neto Costa.

Será a Artemisia Absinthium medicinal ou tóxica? Vamos saber mais...


Quem já provou um chá de absinto conhece a principal característica desta planta: o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna". Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade e da caça. Daí a origem de seu nome científico. Popularmente, a losna também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes. As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto, entretanto, vale lembrar que a presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos. Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. No século XIX, registrou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um licor obtido pela maceração do absinto em álcool. Na maior parte das vezes, o licor de absinto era usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais.

O absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Ao que tudo indica, aquele destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. E, recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, identificaram nas substâncias presentes nos destilados preparados com losna ou absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem. Além disso, os estudos demonstraram que o uso crônico pode provocar danos neurológicos permanentes. A combinação entre a dosagem de álcool e as substâncias presentes nesta planta pode ser perigosa e, por essa razão, a maioria dos especialistas costuma recomendar o uso da losna ou absinto na forma de infusão (no máximo duas xícaras de chá ao dia) e evitar a extração do sumo por maceração. Planta pertencente à família das Compostas, originária da Europa, a Artemisia absinthium L. é uma planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos. Em algumas regiões do Brasil a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais costuma-se utilizar mais as folhas do que as flores. Também é muito importante lembrar que a Artemisia absinthium L. não deve ser confundida com outra planta muito conhecida: o abrótano (Artemisia abrotanum L.) que apresenta folhas mais finas e sabor agradável.

A Artemisia Absinthium propaga-se por meio de sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O solo ideal para o cultivo deve ser argilo-arenoso, fértil e profundo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, é essencial garantir uma profundidade de 30 cm, mais ou menos. A planta é muito resistente a doenças, raramente é atacada por insetos, porém, é essencial a retirada de ervas daninhas que podem prejudicar o seu desenvolvimento. Recomenda-se cautela com a aplicação de adubos ou fertilizantes (naturais ou químicos), pois o excesso pode prejudicar o aroma da losna. A adição de composto orgânico em doses controladas favorece o cultivo. Se a finalidade da colheita for as folhas, deve-se retirá-las aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução, para evitar a perda dos princípios ativos. Caso a finalidade seja obter as flores, a colheita deve ser realizada assim que estas começam a se formar, pois a planta permanece florida por cerca de sete dias e, após esse período, as flores se tornam muito sensíveis, desmanchando-se e caindo com facilidade. Para melhor conservação, a losna pode ser armazenada seca: coloque as folhas e flores estendidas em local ventilado, longe da exposição aos raios solares e depois guarde em caixas de madeira, de preferência.

Como se deve beber

Normalmente o absinto é bebido em shot's ( pode servir para inflamar o copo ) e misturado com outras bebidas. Alguns jardas bebem absinto misturado com Red Bull. No entanto, segundo os espertos na matéria o Absinto deve ser bebido num copo comprido na proporção de uma parte para três de água normal ou com gás gelada. Primeiro deita-se o absinto no copo, em seguida coloca-se uma colher furada apoiada na borda do copo com dois cubos de açúcar branco e depois deita-se a água gelada. Pode improvisar-se com um pacote de açucar e 2 pedras de gelo, mexendo-se de seguida.


Curiosidades

Sabiam que existe cerveja de Absinto? Pois é, recentemente na localidade de Les Rousses, na França, tive oportunidade de provar esta divina cerveja. Com teor alcoólico de 6,0 % pode dizer-se que é uma cerveja bem gostosa.

A palavra "vermute" tem tudo a ver com a losna: significa "warmwurz", ou seja, "raiz quente" e é o nome da Artemisia Absinthium em alemão. Já em grego, a palavra Artemisia Absinthium significaria "privado de doçura". A medicina popular desaconselha o uso de Artemisia Absinthium por mulheres em fase de amamentação, pois a planta "torna o leite amargo". O absinto é famoso desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C.

Efeitos

Nota: Os vídeos são de Jardas internacionais. O primeiro são Jardas brasileiros e o segundo Ingleses. Não são membros do JardasTeam, mas pelo que podem ver também apanham grandes Jardas.

Em excesso = PROBLEMAS

Quantidade razoável = ALUCINAÇÕES

ÁLCOOL: Afinal o que andamos a beber? Vamos dedicar cada mês a uma bebida e tentar instruir todos os Jardas acerca dos líquidos que ingerem

Aspectos históricos e culturais
A palavra álcool origina-se do árabe al-kuhul que significa líquido.
As bebidas alcóolicas representam as drogas mais antigas das quais se têm conhecimento, por seu simples processo de produção. Obtidas pela fermentação de diversos vegetais, segundo procedimento no início primitivos e depois cada vez mais sofisticados, elas já estavam presentes nas grandes culturas do Oriente Médio e são utilizadas em quase todos os grupos culturais, geralmente relacionadas a momentos festivos.
Os mais antigos documentos da civilização egípcia descrevem o uso do vinho e da cerveja. A medicina egípcia, respeitada em toda a região mediterrânea, usava essências alcóolicas para uma série de moléstias, enquanto meio embriagador contra dores e como abortivo. O vinho entre os egípcios era bebido em honra à deusa Isis.
O consumo de cerveja pelos jovens era comum; muitos contos, lendas e canções de amor relatam os seus poderes afrodisíacos. O seu uso social e festivo era bem tolerado, embora, já no Egito, moralistas populares se levantassem contra o seu abuso "por desviar os jovens dos estudos". A embriaguez, no entanto, era tolerada apenas quando decorrente de celebrações religiosas, onde era considerada normal ou mesmo estimulada.
Na Babilônia 500 a.C., a cerveja era oferta aos deuses. Nas culturas da Mesopotâmia, as bebidas alcóolicas existiram, com certeza, no final do segundo milênio a.C.; aos poucos, a cerveja à base de cereais foi substituída por fermentados à base de tâmaras. A fermentação da uva também é regularmente mencionada. O uso medicinal de produtos alcóolicos é comum.
O consumo de álcool nas civilizações gregas e romanas é bem conhecido. Ele era utilizado tanto pelo seu valor alimentício, quanto para festividades sociais. Ressaltamos apenas a associação entre o uso do vinho e certas práticas e concepções religiosas representadas pela popular figura do Bacchus. Durante longos períodos, o consumo de vinho era proibido para as mulheres, interdito do qual testemunham também os relatos bíblicos. Lembramos ainda que o vinho é parte integrante de cerimônias católicas e protestantes, bem como no judaísmo, no candomblé e em outras práticas espiritas.
O consumo de bebidas alcóolicas é amplamente difundido no Brasil, onde se consome mais álcool per capita do que leite.
Nos anos 20, nos Estados Unidos, houve uma proposta de coibição legal do uso de bebidas alcóolicas chamada Lei Seca. Porém, durou pouquíssimo tempo. O seu fracasso deu-se devido à pressões econômicas que fácil e vitoriosamente se interpuseram, além de que o próprio consumidor encontrou uma forma sutil e prática para alimentar suas necessidades.
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico).
As bebidas alcóolicas são elaboradas a partir da fermentação de produtos naturais: vinho (fermentação da uva); cerveja (fermentação de grãos de cereais); outros (fermentação do mel, cana de açúcar, beterraba, mandioca, milho, pimenta, arroz etc.).
Bebidas alcóolicas destiladas - como cachaça, rum, uísque ou gim - são obtidas através da destilação de bebidas fermentadas.
Efeitos físicos e psíquicos
-Provoca um efeito desinibidor.
-Em caso de uso mais intenso, pode favorecer atitudes impulsivas e, no extremo, levar à perda da consciência chegando-se ao coma alcóolico.
-Com o aumento do seu uso, diminui a potência sexual.
-O uso crônico de doses elevadas leva ao desenvolvimento de dependência física e tolerância.
-Em caso de supressão abrupta do consumo, pode-se desencadear a síndrome da abstinência caracterizada por confusão mental, visões assustadoras, ansiedade, tremores, desregulação da temperatura corporal e convulsões. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode levar à morte.
-"Delirium tremens": quadro de abstinência completamente instalado (estado de consciência turvo e vivência de alucinações, principalmente táteis).
Tens alguma experiência com álcool que queiras partilhar? Por favor deixa o teu comentário. Todos juntos saberemos mais.
Continuação de boas Jardas!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Senhor Comentador está estupefacto por saber que os ingleses não leram os tratados da União Europeia

Os acontecimentos mais recentes em Inglaterra são para mim uma desilusão. Os trabalhadores ingleses das refinarias estão em luta contra as empresas que contratam trabalhadores estrangeiros. Neste caso particular estes estrangeiros são italianos e portugueses. Ou seja, contra cidadãos da União Europeia. Compreendo que a crise ponha muita gente nervosa. Mas é nestes momentos que não se pode perder o tino. Pelas leis comunitárias actuais do trabalho tanto faz que seja inglês, luxemburguês ou grego. A minha desilusão não é por a classe operária bifa estar revoltada por perder o emprego. Aquilo que me desaponta é que ao contrário de nós, portugueses, não tenham lido o Acto Único Europeu, o tratado de Maastrich, de Amesterdão, de Nice ou, já agora, o de Lisboa. Se os simpáticos trabalhadores das refinarias se tivessem dado ao trabalho de os ler, como fez toda a nossa combativa e ambiciosa classe operária, compreendiam que não dá. Já está feito. É como um casamento: para o bem e para o mal, na riqueza e na pobreza. Não há excepções. Eles julgam que o seu governo pode mudar as coisas. Oiçam, bifes, listen to me. A UEFA, que é como todos sabemos, a organização mais poderosa que os Europeus alguma vez fundaram, não conseguiu. Eles bem queriam que o futebol guardasse certas tonalidades locais como por exemplo, sei lá, que houvesse mais jogadores locais no Chelsea ou no Inter. Quantos ingleses jogam regularmente no Chelsea? Quantos italianos no Inter? A UEFA não conseguiu nenhuma excepção de Bruxelas para a sua cruzada em prol do velho futebol de nativos. Não é preciso dizer que com essa internacionalização, o futebol de clubes europeus nunca esteve num nível tão superior. Se eu fosse um refinador petroleiro inglês, pensaria melhor. É muito provável que o nível da refinação suba com o contributo de estrangeiros cheios de genica para tirar os empregos aos nativos. Fora isso, tudo bem.

Vasco da Gama vence fora de casa o Piense por 2-1

O CF Vasco da Gama conseguiu uma saborosa vitoria fora de portas ao bater o Piense SC por 2-1 em jogo a contar para a 16.ª Jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Beja. O CF Vasco da Gama esteve em desvantagem no marcador mas conseguiu dar a volta com os golos a serem apontados por José Verdades e Mário Verdades. Com este resultado o CF Vasco da Gama subiu duas posições na tabela classificativa e encontra-se agora em 7.º lugar com 20 pontos. Na próxima jornada, que se disputa no dia 22 de Fevereiro, o CF Vasco da Gama recebe a visita do penúltimo classificado CRD Cabeça Gorda.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Truque do Ketchup

Perto de Stockholm na Suécia


Quando vos mandarem já sabem onde é!

Som do dia - Son Of Raw - A Black Man In Space (Sax Mix)

Karaoke@Jardas Bar ( Bar 31 )

Hoje à noite temos festa no Jardas Bar. Karaoke com Nuno e André a partir das 21.30h.
Apareçam e divirtam-se em mais uma noite louca!

Por certo vamos ter mais uma vez a inesquecível voz de CATITA CARREIRA

O Senhor Comentador quer reservar um quarto na Boa Hora

O Tribunal da Boa Hora vai fechar. Quantas lembranças! Lembro-me da primeira vez que lá fui. O nervoso que eu estava! Foram meses a fio que tive de ir e voltar a ir. Sentei-me vezes sem conta naqueles incómodos bancos de madeira. Ah, se esses bancos falassem! Finalmente quando fui declarado inocente de todos os crimes de abuso (de abuso de liberdade de imprensa, claro) saí desiludido. Em vão esperei que o juiz me pedisse desculpa ou me fizesse um pequeno encómio pelo meu patriotismo. Nada. Nem uma carta nem um telefonema, como contava aquele turista que visitou África. É certo que a Boa Hora era um tribunal demasiado pequeno para o Portugal criminal que entrou no século XXI. Não só por causa do aumento dos próprios criminosos, mas por causa do papel. Já não havia espaço para tantos dossiers arquivados. Mas é verdade que um convento do século XVII não está preparado para microchips e essas modernices tão delicadas. O aquecimento, ao contrário dos doces, nunca foi o forte dos frades. Parece que o vão transformar num hotel de charme. Acho excelente para combater a má onda do sítio. Deve ser horrível ser arguido quando também se é culpado dos crimes acusados. É raro, mas acontece nas melhores famílias, embora seja mais frequente nas más. Também com o que bebe aquela gente não surpreende que tenham uma taxa de arguido/culpado tão alta. O futuro da Boa Hora vai ser mais alegre. Para já, os pobres podem despedir-se do tribunal porque nunca mais vão voltar a pôr lá os pés. Os ricos portugueses com certeza também não. Ninguém quer voltar duas vezes ao lugar onde foi ilibado. Os estrangeiros vão poder desfrutar dos seus quartos históricos. Os empresários de sucesso vão poder alojar-se na suite Pedro Caldeira e os mais jovens na encantadora suite Zezé Beleza. Os intelectuais nos quartos mais económicos com os nomes Álvaro Cunhal e Mário Soares. Os dirigentes do futebol na suite presidencial Vale e Azevedo. As famílias numerosas terão o discreto apartamento com cozinha chamado Le petit Casá Piá. Já sem falar da jóia da coroa: a acolhedora suite nupcial, baptizada apimentadamente, Suite Maria das Dores. Pois é. Grande ideia a de fazer um hotel. Fora isso, tudo bem.
Ouvir:
O Senhor Comentador quer reservar um quarto na Boa Hora

Sexo Seguro

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Som do dia - Jerry Ropero, Caesar's Scissors & Java - Organ of Love (Original Mix)

O perigo de acordar com uma grande Jarda

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

FESTIVAL GASTRONÓMICO SABORES DA CAÇA | 06, 07 e 08 de Fevereiro'09


A Junta de Freguesia de Selmes, com o apoio da Câmara Municipal de Vidigueira, vai realizar a terceira edição do Festival Gastronómico Sabores da Caça, nos dias 06, 07 e 08 de Fevereiro de 2009.

PROGRAMA:
III FESTIVAL GASTRONÓMICO
SABORES DA CAÇA
SELMES


DIA 6 DE FEVEREIRO [SEXTA-FEIRA]
18h30 Desfile pelas ruas
FANFARRA dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira
18h30 Inauguração Oficial
21h30 Actuação Musical
GRUPO SOL DO GUADIANA
23h00 Música de Baile
GRUPO SEM LIMITE

DIA 7 DE FEVEREIRO [SÁBADO]
08h00 III Prova de Stº. Huberto
Concentração: Pavilhão de Festas de Selmes
Org: Federação Alentejana de Caçadores
09h30 Jogo da Malha
Local: Parque
10h00 Tiro ao Alvo de Ar Comprimido
Local: Pavilhão Multiusos
Org.: Inatel
15h00 Demonstração de Aves de Rapina
Local: Parque [Em caso de chuva, a iniciativa não se pode realizar]
21h30 Actuação Musical
GRUPO RASTOLHICE
23h00 Música de Baile
FRANCISCO BORGES

DIA 8 DE FEVEREIRO [DOMINGO]
07h00 Montaria
Concentração: Pavilhão de Multiusos de Selmes
Org.: Clube de Caçadores Alcariense
15h00 Demonstração de Aves de Rapina
Local: Parque [Em caso de chuva, a iniciativa não se pode realizar]
16h00 Concurso de Culinária
Local: Pavilhão das Tasquinhas
18h00 Actuação Musical
GRUPO IMPROVISOS DO SUL
19h00 Encerramento Oficial
Actuação da
BANDA FILARMÓNICA dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira
[integrado nas comemorações do 23º aniversário da Associação Humanitária dos B.V.V.]

DURANTE O CERTAME:

CAMPEONATO JÚNIOR DE TIRO VIRTUAL
[Informações e Inscrições: Junta de Freguesia de Selmes]

EXPOSIÇÃO DE TROFÉUS DE CAÇA
[cedida por: Federação Alentejana de Caçadores]
Local: Edifício da Antiga Casa do Povo

EXPOSIÇÃO DE AVES DE RAPINA
Local: Quintal da Cantina

JOVENS + VOLUNTÁRIOS
ACÇÃO DO NÚCLEO DE VOLUNTARIADO DE VIDIGUEIRA
Org: Câmara Municipal Vidigueira, Terras Dentro, Contracto Local de Vidigueira

fonte: CM Vidigueira

Jardas não levantem dinheiro em caixas automáticas do BPN

São apenas 77 caixas automáticas, de um universo de 13 mil ATM, mas pode ser um precedente importante. Quem levantar dinheiro na rede NetPay paga como se estivesse no estrangeiro.
Levantar dinheiro numa caixa automática pode dar direito ao pagamento de uma comissão. Isto se o consumidor o fizer numa das 77 ATM da rede NetPay. A revelação da cobrança desta comissão é feita pelo próprio dono da rede NetPay - o Banco Português de Negócios (BPN). Em resposta a um e-mail que circula na Internet, o banco emitiu um esclarecimento explicando que são aplicadas taxas se o levantamento for feito com "cartões com a marca Multibanco e que são normalmente emitidos sob uma insígnia internacional - Visa ou Mastercard - que funcionam a crédito e a débito (vulgarmente designados por duais ou mistos) e permitem que em ATM Sibs (Multibanco) o cliente possa efectuar levantamentos a débito (default) ou a crédito". Ora, estes cartões correspondem a mais de 90% dos que circulam em Portugal, ou seja, cerca de 18 milhões. Trata-se daqueles que ostentam a marca Multibanco e são também Visa/Electron ou Mastercard/Maestro. Permitem levantar dinheiro a débito em Portugal e no estrangeiro e funcionam como cash-advance (levantamento a crédito), operação sujeita a comissão. No caso dos levantamentos feitos com estes 18 milhões de cartões nas 77 ATM da rede NetPay, estes "são considerados pelas entidades emissoras dos cartões como cash-advance e são comissionados como tal pelas entidades emissoras dos referidos cartões". A NetPay não usa o processador nacional, a Sibs, e processa as suas operações no exterior. O BPN, que não adianta o valor da comissão, diz que estas são cobradas pela Visa ou Mastercard. Mas não alerta os utilizadores da sua rede de ATM para o facto de estarem a pagar uma taxa sobre a operação.
fonte: DN
Portanto jardas, poupem uns trocos e bebam qualquer coisa!

Som do dia - Those Usual Suspects - Greece 2000 (D.O.N.S. & DBN Remix)

O Senhor Comentador condena as insinuações malévolas sobre o Bastonário da Ordem dos Advogados

Sempre achei que falar do dinheiro que as pessoas em lugares destacados ganham não é bonito. Por mais que invoquem o nome da transparência democrática, ou precisamente por isso, essas conversas nunca me cheiram bem. O exemplo mais recente foi a divulgação do vencimento auferido pelo Bastonário da Ordem dos Advogado, que ronda os oitenta e quatro mil euros por ano; número sem dúvida interessante mas que foi difundido juntamente com o pormenor de que Marinho Pinto ganhava muito menos que isso como advogado. É um facto que as pessoas podem ser muito mazinhas. Por mais que não se goste do homem ninguém pode insinuar que o actual bastonário bastone por dinheiro. Marinho Pinto é um homem intenso que sempre defendeu os pobrezinhos. E os pobrezinhos, quando pagam, pagam com galinhas, enchidos ou serviços. É natural que ele não goste particularmente do dinheiro. Ele gosta de ser amado. Admito também que quando mais público seja esse amor, mais ele gostará. E se sair nos jornais e na televisão, então podia ficar em êxtase por ser amado por tantos. Mas daí a sugerir que os seus esforços na procura do amor sejam para ganhar dinheiro é injusto. Se ganha mais agora tanto melhor para ele. O homem faz por isso como tantos «one man shows» que dá em tudo quanto é sítio. No entanto, esta informação numerária dos vencimentos dos bastonários serviu-me para perceber porque é que outros bastonários ficaram tão pouco tempo a bastonar. Pessoas como José Miguel Júdice, António Pires de Lima ou Rogério Alves devem ganhar essa quantia por semana nos seus escritórios de advogados. Se Marinho Pinto é melhor bastonário que eles não sei e não me parece. Mas que gosta mais de bastonar do que eles, disso não tenho dúvidas. Isto é importante. É sempre bom ver pessoas que gostam do seu trabalho. Pena que agora não tenha tempo para poder tratar dos seus clientes miseráveis, abusados pela máquina jurídica e as desigualdades sociais. Mas, enfim, não se pode ter tudo. Fora isso, tudo bem.
Ouvir:
Texto - Carlos Quevedo ; Voz - Rui Unas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Som do dia - Nirvana - Smells Like Teen Spirit (WZRDZ Remix)

Vasco alcança primeira vitória em casa

Após a derrota da semana passada no reduto do CD Beja por 2-0, o CF Vasco da Gama conseguiu reagir positivamente e levar de vencida o FC Serpa também por 2-0. Num campo em muito mau estado devido às fortes chuvadas que se abateram sobre a região nos últimos dias, o CF Vasco da Gama foi a equipa que melhor se conseguiu adaptar às condições do terreno, e inaugurou o marcador logo aos 4 minutos de jogo por Nelson Prego, a equipa não se encostou à vantagem obtida e depois de algumas oportunidades desperdiçadas, aumentou a contagem em cima do apito para o intervalo num grande golo de Gustavo Azevedo. Na segunda metade, o FC Serpa tentou reagir mas o CF Vasco da Gama teve sempre o controlo do jogo e conseguiu uma merecida e importante vitoria.


Finalmente o Vasco da Gama foi feliz! Bora continuar assim malta!
fonte: Blog CFVGV

O Senhor Comentador acredita que por culpa do director de um semanário muita gente vai perder o emprego

Há uma discussão a decorrer nestes dias que, apesar de ser um problema de poucos, é interessante para muitos. Um entrevistado tem ou não o direito de recusar o nome de quem lhe vai fazer perguntas? À primeira vista podíamos pensar que sim. Tal como não falamos com pessoas de quem não gostamos, podíamo-nos negar a responder às suas perguntas. Mas, por outro lado, aceitar ser entrevistado faz parte do mundo do trabalho nem que seja só para contar que a actriz fulana de tal nunca foi tão feliz na sua vida desde que sai com um mestre-de-obras que está sempre a fazê-la rir. Dar uma entrevista é trabalho para as duas partes. Para o entrevistado é dar a conhecer alguma parte das suas actividades que podem ser interessantes para o público e o entrevistador deve conseguir tirar uma informação pelo menos diferente de um mero comunicado de imprensa. Toda esta polémica começou porque Azeredo Lopes, presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, recusou um dos entrevistadores do Semanário Expresso. Henrique Monteiro fez-lhe caso e escusou o tal jornalista vetado. Depois da publicação da entrevista, Henrique Monteiro achou que a exigência do Presidente da ERC foi “brutal e inaceitável”. Mas que aceitou, aceitou. O que para mim abriu um precedente igualmente brutal e inaceitável. Isto vai fazer com que seja impossível recusar os pedidos dos futuros entrevistados. Não custa nada imaginar um ministro que vai à SIC revelar o plano que nos vai salvar da crise mas que não quer ser entrevistado pelo Mario Crespo ou pelo Ricardo Costa. Exige que seja a Ana Lourenço ou a Clara de Sousa. Ou um outro que vai à TVI, mas cheio de medo não aceita a Manuela Moura Guedes e exige que seja o Júlio Magalhães a entrevistá-lo, que é mais simpático. Ou um político benfiquista que veta a Judite de Sousa por ser demasiado portista para o seu gosto. Pode ser um pesadelo para todos os serviços de notícias já sem contar com a imprensa escrita onde jornalistas giras não abundam. E tudo porque o director do Expresso aceitou a inaceitável brutalidade do presidente da ERC. Por culpa dele muitos entrevistadores podem ir parar ao desemprego. Shame on you, Henrique Monteiro, como disse Sá Fernandes no tribunal. Fora isso, tudo bem.

Texto - Carlos Quevedo ; Voz - Rui Unas

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Equipa de Futsal soma mais duas vitórias

O CF Vasco da Gama recebeu na passada sexta-feira no Pavilhão de Desportos de Vidigueira o candidato ao titulo SCM Aljustrelense e levou de vencida o seu adversário por 3 bolas a uma, num jogo onde a nossa equipa realizou uma grande exibição e se mostrou bastante organizada tacticamente. Na quarta-feira, em jogo antecipado da 11.ª jornada, o CF Vasco da Gama deslocou-se ao terreno do IP Beja e voltou a vencer, desta feita por 4-3, consolidando assim a sua posição na tabela classificativa. O CF Vasco da Gama atravessa uma série de seis vitorias consecutivas e confirma que é uma equipa em plena ascensão. Na próxima sexta-feira dia 06-02-2009, realizam-se as meias-finais da Taça Distrito de Beja, e o CF Vasco da Gama desloca-se ao terreno do GDC Baronia para discutir uma das vagas na Final.