domingo, 29 de novembro de 2009

Ontem o derby acabou empatado a zero

O Benfica lá empatou com o Sporting num jogo que deixou muito a desejar em termos de qualidade técnica. O SLB nos primeiros 25 minutos não conseguiu acertar imensos passes curtos o que dificultou imenso a sua tarefa. O SCP entrou com mais atitude e ganhou imensas bolas no meio campo, normalmente passes falhados pelo SLB. O SCP sente-se confortável a jogar futebol directo e isso incomoda o SLB que joga com uma defesa muito súbida, o que causou alguns calafrios. O sub-rendimento de jogadores como Aimar e Di Maria, jogadores de grande influência no tipo de jogo do SLB - curto e apoiado - e falta de atitude de outros foi em grande parte a explicação para as dificuldades do SLB em impor o seu jogo na 1ª parte. Da 1ª parte retira-se 2 boas oportunidades para o SCP ( Liedson passa por Sidnei pela direita e remata para defesa de Quim e remate de Anderson Polga no seguimento de um canto ) e 3 boas oportunidades para o SLB ( Cardoso aparece isolado sobre a esquerda e remata para fora quando era só assistir Ramires, Ramires isolado sobre a direita e remata para defesa de Patricio quando era só assistir Saviola e livre de Di Maria a finalizar a 1ª parte em que ninguém toca na bola por mm ). Em termos de arbitragem fica, ficou um amarelo ( no mínimo ) por mostrar a Adrien Silva numa entrada dura sobre Ramires. Contariamente ao que alguns dizem Polga viu bem o amarelo ( faz carrinho e falha a bola... mas ao fazer carrinho obstui o Aimar, ou acham que ele é obrigado a saltar para continuar com a bola que estava em sua posse? ). Também há quem diga que o lance entre o Liedson e o David Luiz é penalti, mas parece-me que ele ganha a posição de forma legal, ou seja, foi mais forte.

Na segunda metade o Benfica subiu de rendimento, apesar de não chegar nem perto do que tem capacidade para fazer e já fez. Ainda assim trocou melhor a bola e ganhou mais consistência com a saída de Aimar e entrada de Rúben Amorim. Nesta segunda parte contabilizaram-se 3 boas oportunidades de golo para o SCP ( grande remate de Veloso para grande defesa de Quim, remate de João Moutinho para fora na ressaca de um pontapé de canto e remate de Vukcevic dentro da área do lado direito para defesa de Quim ) e 3 boas oportunidades para o Benfica ( Di Maria dentro da área do lado esquerdo remata direito a Patricio, Rúben Amorim dentro da área do lado direito remata para defesa de patricio e Ramires falha emenda à boca da baliza ). O remate de David Luiz que passou a cm da barra também assustou o SCP. Em termos de arbitragem o SLB acabou por ser prejudicado nesta segunda parte. Cartão amarelo inexplicável a Javi Garcia. Cartão amarelo a Adrien ( já era o segundo ) quando a entrada sobre Saviola justificava o vermelho. Cartão amarelo a Miguel Veloso quando a entrada sobre Di Maria justificava o vermelho. Mão de Polga que parece fora da área ( mas inexplicavelmente não há imagens ) e correspondente segundo cartão amarelo por mostrar.

Em suma, o resultado ajusta-se porque o Benfica não jogou o normal e o SCP jogou com mais atitude do que habitualmente tem feito. Ao contrário do que Jesus disse o resultado penaliza mais o Benfica porque empatou com um equipa que está em oitavo lugar. E a relva não é desculpa. Mais vale quem quer do que quem pode e neste jogo o Aimar e o Di Maria não conseguiram estar ao seu nível, o que se reflectiu na qualidade de jogo do SLB.

Em relação às análises dos comentadores desportivos e ex-árbitros, caros jardas olhem para isso com cuidado. É que muitas não conseguem ser imparciais. Dou-vos o exemplo do Jorge Coroado, já director do Belenenses e com simpatia pelo Sporting, ou melhor com antipatia pelo Benfica. Há anos que as suas análises são sempre contra o SLB. Como este existem outros que são ao contrário como alguma malta da Benfica TV ( pelo menos aqui a TV é de um clube e defende um clube, já a Sport Tv, RTP e etc supostamente não são de nenhum clube mas o que se verifica nos comentários durante o jogo e análises posteriores é o anti-benfiquismo de alguns que se dizem imparciais )



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Comunicado do Capitão

Boa tarde Jardónimos!!

No âmbito do evento cultural, Passagem de Ano 2009/2010, venho comunicar que precisamos de opiniões para começarmos a encontrar um local para vivermos mais umas quantas orgias de emoções.
Portanto, já que por sms está dificil envio um email (e não há desculpa de não resposta) para ver qual é a vossa opinião.
Litoral Alentejano, Serra da Estrela, Algarve ou outro destino ( Nao vale dizer tanto faz claro :p).
Se não forem por algum motivo, digam que não podem ir para também irmos começando a ver quantos são ao certo.

Aguardo resposta breve para que se comece a proceder ao ritual habitual.

Antecipadamente grato.

Cumprimento.

Capitão Jardas Team

ps. passem palavra porque eu não tenho o email de todos... e respondam rapidamente... (n me irritem.lol)

Improvisos do Sul lançaram o seu primeiro CD - VAMOS INDO


VAMOS INDO, o primeiro álbum dos IMPROVISOS DO SUL está finalmente na rua.

Marcado por fortes raízes alentejanas, VAMOS INDO, está cheio de bonitas e populares canções.

…” O Canto não existe na foz sem a fonte. Essa fonte onde a nascente jorra por entre margens d’um primeiro improviso que podia ser do Sul…
Um sul de gente que não depende da chuva, mas do gesto. Esse gesto na alma d’uma qualquer charrua de guitarras no sol de quem se planta por amor num eterno improviso dos cantes que nos chegam do Sul…” In Paulo Abreu de Lima.

Das 11 faixas destacamos aqui a Moda do Rato.

01- Toda a bela noite
02- A caroa
03- Cartaxinho
04- Erva Cidreira
05- Ribeira vai cheia
06- Vidigueira (terra bela)
07- Lindo casaco
08- Deus te salve rosa
09- Moda do Rato
10- Vai-te que te não quero
11- Instrumental

O CD está à venda no posto de turismo de Vidigueira e no Museu Municipal.

sábado, 14 de novembro de 2009

Afinal não era por prazer

Já tinha passado um ano e Américo voltava ao médico para, como sempre, fazer os exames de rotina. Quando mais tarde lá volta para saber os resultados, as notícias não são boas...
Diz-lhe o médico:
- Sr. Américo, o senhor tem diabetes.
- O que é isso, Sr. Doutor? - pergunta
- Açucar na urina.
Américo sai do consultório completamente desfeito e a dizer para os seus botões
- E eu a pensar que a Jaquina chupava por prazer...afinal era apenas por gulodice...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quando a contarem, escolham outro povo!

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, ouviu tanto falar dos alentejanos, que decidiu convidar um grupo deles para visitarem os Estados Unidos.
Mandou o seu próprio avião buscá-los ao Alentejo e prepararam uma grande recepção no hangar presidencial, onde colocaram um grande palanque, com banda, passadeira e cartazes de boas-vindas.
Ao chegar o avião, a banda começa a tocar, os coros a cantar, abre-se a porta do avião, assoma-se a hospedeira e,... nada, dos convidados... nada.
O presidente, descontrolado porque eles não descem, manda o seu secretário investigar.
O secretário regressa, fala com o presidente e diz-lhe:
- Senhor, os alentejanos não querem descer porque têm medo do Well.
O presidente não percebe nada e diz-lhe:
- Mas... quem é o Well?
Regressa o secretário e diz ao alentejano:
- O Presidente pergunta quem é Well?
E o alentejano diz-lhe:
- Não sei! Mas ali, naquele cartaz diz:
.
WELL COME ALENTEJANOS”

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A terceira idade tem destas coisas...

Duas senhoras idosas estavam a tomar o pequeno almoço num café.
Ermelinda notou alguma coisa engraçada na orelha de Maria e disse:
- Maria, sabe que está com um supositório na sua orelha esquerda???
Maria respondeu:
- Eu tenho um supositório na minha orelha???
Ela puxou-o, olhou para ele e disse:
- Ermelinda, estou feliz que tenha visto... agora acho que sei onde encontrar o meu aparelho auditivo...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Prevenção é a solução

Na fila do autocarro estavam um pai com os seus 16 filhos. Junto a eles, um senhor de meia-idade, com uma das pernas de pau. O autocarro chegou, as crianças entraram primeiro e ocuparam os bancos que estavam disponíveis.
Os dois senhores entraram e ficaram de pé.
Na arrancada, o senhor da perna de pau, com a visível dificuldade, desequilibrou-se para trás, e o barulho foi inconfundível:
TOC... TOC...
TOC... TOC...
Quando o autocarro travou, a mesma coisa aconteceu:
TOC... TOC...
TOC... TOC...
Na arrancada, novamente:
TOC... TOC...
TOC... TOC...
E assim foi, várias vezes...
Num determinado momento, já incomodado com o barulho e ao mesmo tempo tentando ser gentil, o pai das 16 crianças disse ao perneta:
- Perdão, senhor, gostaria de fazer uma sugestão. Se o senhor colocar uma borrachinha na ponta do pau, de certeza que diminuía o barulho e incomodava menos as pessoas...
De imediato, o cavalheiro da perna de pau respondeu:
- Agradeço a sugestão, mas se o senhor tivesse colocado uma borrachinha na ponta da gaita há alguns anos atrás...... agora estaríamos todos sentados!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Venha lá esse vinho novo!

Não vos esqueceis que amanhã é dia de são Martinho. E venha uma bela jarda com o néctar dos Deuses!
Vamos brindar, com esse vinho...

A questão para 1 milhão de euros: Onde vamos passar a Passagem de Ano?

Mais uma vez aproxima-se a passos largos a tão aguardada PDA! Aguardada porque como todos os jardas sabem, para além de ser uma oportunidade única para nos juntarmos, é também uma ocasião de enorme partilha de experiências, harmonia e felicidade onde tudo pode acontecer.
A questão que se coloca é onde vamos espairecer do mundo laboral e estudantil e divertir-nos à grande este ano? Lembrem-se este ano, como a PDA é de quinta para sexta-feira, temos oportunidade de estar juntos mais alguns dias, o que também será mais dispendioso!
Deixem a vossa sugestão.
P.S: à malta do futebol, parece que temos jogo domingo, dia 3!

Explica-se assim a expressão "TENS UM TESOURO ENTRE AS PERNAS"

Peças em ouro foram furtadas, de Leiria a Setúbal, por grupo de nómadas.
Na vagina de uma mulher, a PSP encontrou onze jóias em ouro e um relógio Omega Speed Master. Faz parte de um grupo nómada, cujo julgamento está marcado mas pode não realizar-se; o tribunal não encontra os arguidos para os notificar.
Com efeito, e segundo o JN apurou, as primeiras sessões do julgamento estavam marcadas para amanhã e depois de amanhã, no Tribunal da Moita, na Margem Sul do rio Tejo, mas a verdade é que as autoridades não conseguiram notificar os arguidos, por desconhecerem o seu paradeiro.

O principal objectivo do grupo era o furto de ouro, relógios, dinheiro e telemóveis, artigos de fácil transporte e venda, num modus operandi em tudo similar a um outro inquérito que decorre no DIAP do Porto e que está também sob investigação da PSP.
O grupo em fuga, no entanto, começou a ser investigado pela PSP da Moita, em 2007, e foi na sequência dessas operações policiais que a polícia veio a detectar, em Março, uma mulher, de nome L.D., de 29 anos, natural da Croácia, depois de buscas na residência que ocupava no Montijo, na Rua João das Regras. A arguida só veio a ser detida na cidade de Elvas, junto à fronteira com a Espanha, para onde se prepararia para fugir.
Na revista efectuada por uma agente da PSP, segundo os autos, foram-lhe encontradas na vagina dois anéis, três brincos, três pendentes com pedras preciosas, um fio com cerca de meio metro, um relógio Omega Speed Master, duas pulseiras e duas medalhas com motivos religiosos.
L.D. era uma das mulheres que foram usadas pelo grupo para a prática dos furtos em residências que ocorreram em Palmela, em Setúbal, na Moita, no Seixal e em Lisboa (Telheiras e Pontinha) e em Leiria, enquantos os homens ficavam em casa a tomar conta das crianças.

fonte: Diário de Notícias