terça-feira, 31 de março de 2009
segunda-feira, 30 de março de 2009
O Senhor Comentador sugere formas de reduzir a abstenção eleitoral que se avizinha
sábado, 28 de março de 2009
O Senhor Comentador percebe que noventa e três anos passam num instante
Em tempos de crise e falta de dinheiro não nada mais refrescante do que nos metermos na vida dos outros. Tive uma tia que foi feliz toda a sua longa vida graças a interessar-se mais pelas histórias das irmãs que pelas dela. Se funcionou com ela deve funcionar connosco. Bem, há uma velhinha belga que vive na Bélgica e tem 93 anos. Agora está a fazer greve da fome porque quer morrer e não a deixam. Já tentou o suicídio mas, obviamente, deve se ter esquecido dalgum componente ou dalguma parte do procedimento. A questão é que continua viva. As leis belgas para a execução da eutanásia não consideram as pessoas que apenas não querem viver. Só aceitam o costume: doenças terminais, má qualidade de vida, sofrimentos insuportáveis e assim por diante. Uma velhinha farta de viver não é desculpa para ter direito a uma morte assistida. Na Bélgica já começou a polémica, o debate e as indignações por ambos os lados da discussão. É normal num país civilizado e rico. Nunca percebi porque é que a Bélgica é rica, mas esse é outro problema. Voltando à senhora Amelie Van Esbeen, que é assim como se chama, o caso suscita-me várias reflexões. A primeira é que a senhora é mesmo rija. Não é qualquer um que naquela idade ainda tem energia para fazer greve da fome. A segunda é que o facto de ter tido já uma tentativa de suicídio falhada foi um sinal de que estava errada. Aliás, não deve ser preciso muito para morrer aos noventa e três anos por vontade própria. Devia ter percebido que a sua hora ainda não chegou. A terceira é que estou de acordo que a eutanásia não seja exequível só porque alguém não quer viver. Depois dos noventa, as pessoas vêem tudo duma maneira excessiva, sentem-se incompreendidas, mal amadas, sozinhas. É mentira. E, mesmo que seja verdade, aos noventa já se sabe muito. A vida e a experiência devem ter dado armas para lidar com essas angústias. A quarta reflexão é que quem chega aos noventa e três anos vivo é porque aos noventa e dois ainda se queria viver. Allez, Amélie, encore un effort! Fora isso, tudo bem.
sexta-feira, 27 de março de 2009
O Senhor Comentador teme que Luís Figo tenha perdido a sua reforma às mãos dos especuladores
quinta-feira, 26 de março de 2009
O Senhor Comentador debruça-se sobre o aumento de suicídios e obesidade em Portugal
Segundo recentes estudos, a nossa taxa de suicídio é muito similar à taxa verificada em países muito mais desenvolvidos que o nosso. Também o número de portugueses obesos está a aumentar, aproximando-nos cada vez mais do primeiro mundo. Ainda não atingimos os Estados Unidos mas, tendo ganho Obama as últimas eleições presidenciais, tudo leva a crer que os obesos americanos vão diminuir. O que nos leva a concluir que entre o aumento de gordos portugueses e a descida dos gordos americanos, os números vão chegar a ser proporcionalmente iguaizinhos. Para os optimistas incuráveis, os suicídios e a obesidade, são índices indiscutíveis do nosso cada vez maior desenvolvimento. Não vou discutir com pessoas que têm uma perspectiva tão entusiasta da vida. Contudo, é preciso não nos deixarmos enganar pelas estatísticas. Aparentemente este estudo implica que os obesos não se suicidam. Se não fosse assim, significava que quantos mais suicídios menos obesidade. Por isso, é legítimo pensar que os suicidas são magros e quem não se suicida tem tendência para engordar. Por outro lado, não me parece correcto tomar estas tendências pouco saudáveis como parâmetros de um putativo êxito económico. Embora um suicídio seja um suicídio aqui na terra como na Suécia e um obeso seja igualmente gordo em Trás-os-Montes como em Nova Iorque, nem por isso são sociologicamente equivalentes. Tomemos ao acaso um tipo de suicida português. Um GNR, por exemplo. Se apanharmos o homem antes de consumar o irremediável e o trasladarmos de imediato para a Noruega, tenho a certeza de que muda de opinião. Se pelo contrário, trouxermos um polícia nórdico e suicida e o colocarmos em Rio de Mouro, verificaremos que não só não mudará de opinião como ainda é capaz de primeiro engordar e depois se suicidar. Outro aspecto confuso deste estudo é o aumento da obesidade como se alguma vez tivesse sido pouca. A nossa gastronomia é irresistível e a nossa geografia não ajuda muito a fazer passeios para ajudar à digestão. Um obeso português é desculpável. Agora um finlandês gordo não tem explicação. Eu preferia suicidar-me a engordar à base de arenques. Esta decisão explicaria a taxa nórdica de suicídios mas não a sua correspondente obesidade. Espero ter esclarecido as vossas dúvidas. Fora isso, tudo bem.
quarta-feira, 25 de março de 2009
O Senhor Comentador alerta para as consequências da proibição da depilação integral
terça-feira, 24 de março de 2009
O Senhor Comentador dedica uma palavra de consolo aos adeptos sportinguistas
Aqui fica desde já a primeira informação sobre os Preços.
Podemos no entanto confirmar um local e uma data. Segundo o site oficial este realizar-se-á no dia 9 de Maio em Lisboa mais propriamente no Pavilhão Atlântico.
A promotora do evento garante ainda que esta não será a única edição do evento mas que existirão mais duas, uma em 2010 e outra em 2011.
Fiquem desde já com uma ideia do que se vai passar por cá:
Última edição (PDA):
Secalhar deviamos de ir, deve dar para apanhar por lá um bela jarda agradável.
fonte: Festivais de Verão
Convido-vos a verem o que se passou em edições anteriores, por exemplo:
segunda-feira, 23 de março de 2009
O Senhor Comentador quer dar conforto ao Sr. Presidente da Assembleia da República
sexta-feira, 20 de março de 2009
O Senhor Comentador acha que não há melhor integração cultural do que a dos nossos antepassados
quinta-feira, 19 de março de 2009
O Senhor Comentador deseja que a viagem do Papa a África seja um êxito
O Senhor Comentador desvenda os segredos de Abdullah II e Nicolas Sarkozy
quarta-feira, 18 de março de 2009
O Senhor Comentador lembra que o julgamento começa à porta de entrada do tribunal
Festival de oportunidades desperdiçadas proporciona derrota injusta
fonte: Blog CFVGV
terça-feira, 17 de março de 2009
segunda-feira, 16 de março de 2009
Festival Vidigueira Jovem 2009
O Festival Vidigueira Jovem está de volta, este festival que já se destaca no panorama musical nacional.Esta 4ª edição promete muitas novidades e desde já fica a confirmação de Tara Perdida no dia 11, a 5 meses do seu inicio.
Este ano realiza-se a 11 e 12 de Setembro na Vidigueira.
1 dia - 12€
2 dias - 20€
Dias do Evento
1 dia - 15€
2 dias - 25€
Parque de Campismo apenas para portadores de bilhetes de 2 dias.
1 Minuto pelo nosso Planeta
1 Minuto pela Terra
O Senhor Comentador festeja o acordo sobre as taxas reduzidas como uma conquista do 25 de Abril
Os ministros das finanças da União Europeia chegaram hoje a acordo em Bruxelas sobre as taxas reduzidas do IVA que contempla as portagens das pontes sobre o Tejo, como o nosso Ministro das Finanças exigia. Desde aquele bloqueio à ponte 25 de Abril no saudoso 1994 todos sabemos que as portagens nas ditas cujas são um assunto de Estado. Não interessa que tenhamos a gasolina mais cara de Europa ou serviços mais caros que em Espanha. As pontes de Lisboa é que não! Muito menos neste ano tão manifestamente democrático. A posição portuguesa foi determinada e inegociável. Bastava ver as declarações patrióticas e empolgadas do Dr. Teixeira dos Santos antes e depois de cada reunião sobre o tema. Até ameaçou a União Europeia que vetaria tudo aquilo a que tinha direito. Suponho que os ingleses devem ter sentido com Winston Churchill na Segunda Guerra o mesmo que nós sentimos ante o discurso inflamado e intransigente do nosso Ministro. Claro que com as devidas proporções. Não vamos comparar uma guerra mundial com um aumento da taxa do IVA numa ponte local, por mais bonita e importante que ela seja. Mas a firmeza de Teixeira dos Santos tinha para mim alguma inspiração ou reminiscências de Churchill. Sobretudo naquele famoso discurso lembrado como 'We shall fight them on the beaches', que dizia mais ou menos isto mas em inglês. Vamos combatê-los na praia, na terra, no ar, nos mares. Nunca nos vamos render! É evidente que o Dr. Teixeira dos Santos não tem ambições políticas maiores. Senão devia ter continuado como no discurso do Churchill. “Não pagaremos o IVA na Ponte, vamos combatê-los nos restaurantes, vamos combatê-los nas bombas de gasolina, vamos combatê-los na água e na luz. Nunca nos vamos render!” Mas não foi assim. Contudo a ponte 25 de Abril é, desde 1994, o ano do bloqueio, mais que uma ponte. É um vínculo indissolúvel, embora suspenso, se me permitem a imagem engenheira, entre os governantes, independentemente dos partidos e dos governados, seja qual for a margem do Tejo em que moram. Ninguém toca no IVA do raio da ponte. Fora isso, podem tocar em tudo.
domingo, 15 de março de 2009
sábado, 14 de março de 2009
Jardas Ambiente: Aumento da população e mudança climática ameaçam o abastecimento de água
Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era diferente. Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um bom banho de chuveiro. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam suas formosas cabeleiras. Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia acabar.
Agora, todas as nascentes, rios, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são as principais fontes de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário. Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Antes, a quantidade de água indicada para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas, como no século passado, porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água. A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos gametas de muitos indivíduos. Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: cento e trinta e sete m3 por dia por habitante adulto. Quem não pode pagar é retirado das “zonas ventiladas”, que são dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos. Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida. As estações de ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonitos eram os bosques. Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e lagoas, beber toda a água que quisesse. O quanto nós éramos saudáveis! Ela pergunta-me:-Pai! Por que é que a água acabou? Então, sinto um nó na garganta! Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos. Agora, nossos filhos pagam um alto preço...Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto... enquanto ainda era possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!
O Senhor Comentador gosta de filmes em que os criminosos se safam
quinta-feira, 12 de março de 2009
Festival SUDOESTE 09
A edição deste ano do Festival ocorre de 5 a 9 de Agosto e os primeiros nomes já estão confirmados. Dia 5 na recepção ao campista conta com David Guetta e dia 6 com Buraka Som Sistema, The National e Miss Kittin & The Hacke. No último dia do festival, dia 9, podes contar com Lily Allen, Basement Jaxx, Amy Macdonald, Caravan Palace e Third World.
Este ano o Sudoeste TMN terá três palcos: o Palco TMN, o Palco Planeta Sudoeste, numa vertente mais electrónica, e o Palco Positive Vibes, já conhecido de todos os que passam por este festival como o palco do reggae e da boa vibe.
O bilhete diário fica por 40 euros e o passe para os 4 dias por 80 euros.

fonte: Festivais de Verão
quarta-feira, 11 de março de 2009
FESTIVAL GASTRONÓMICO A PÃO E LARANJAS
Faça saber que em terras de Pão, as gentes são de Paz e convidam todos los interessados a assistir à passagem do Almirante pela Vila dos Gamas.
PROGRAMA
SEXTA – FEIRA [20 DE MARÇO]
14h30 Colóquio “ Gastronomia Mediterrânica“
Local: Auditório do Crédito Agrícola do Guadiana Interior - Vidigueira
Org. Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira
19h00 Inauguração Oficial, com a presença de D. Vasco e D. Paulo da Gama, acompanhados por homens de armas, músicos e jograis
20h00 Banquete de Homenagem ao 1º Conde de Vidigueira, com animação musical, artes circenses e demonstração de esgrima
22h00 Arruada Musical e Cuspidores de Fogo
SÁBADO [21 DE MARÇO]
10h00 Rota “A Pão e Laranjas no Condado dos Gamas”
Informações: Museu Municipal de Vidigueira (Tel. 284437260)
10h00 Alimentação e Higiene dos Dromedários/Preparação do Chá e da Xixa/Treino e alimentação de falcões
Local: Tenda Árabe (junto ao mercado)
11h00 Caravana do Sheike AL-Kaide, de passagem por Terras de Vidigueira
11h30 Danças quinhentistas, pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira
15h00 Cortejo de Abertura da feira
16h30 Demonstração de Falcoaria
17h30 Tiborna
Local: Tenda dos Padeirinhos
17h30 Danças pela Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira
18h30 Dança do Ventre
19h00 Demonstração de Repasto Quinhentista (acampamento)
21h00 Música Sacra, pelo Coral Polifónico Vozes de Vidigueira
22h00 Torneio Quinhentista
23h00 Danças Medievais Europeias
24h00 Arruada Musical e Cuspidores de Fogo
DOMINGO [22 DE MARÇO]
09h00 Passeio BTT “Na Rota do Pão e das Laranjas” (inscrições grátis)
Concentração: Mercado Municipal de Vidigueira
Org.: Associação Trilhos de Baco
Informações/Inscrições: TM: 966921258
10h00 Alimentação e Higiene dos Dromedários/Preparação do Chá e da Xixa/Treino e alimentação de falcões
Local: Tenda Árabe (junto ao mercado)
11h00 Caravana do Sheike AL-Kaide, de passagem por Terras de Vidigueira
12h00 Arruada Musical e Artes Circenses
13h00 Demonstração de Repasto Quinhentista (acampamento)
15h00 Mostra de Armas e Tiro com Arco
16h00 Desfile Histórico com a População
18h00 Demonstração de Falcoaria
19h00 Danças Europeias
20h00 Encerramento com Artes Circenses e Arruada Musical e despedida à população pelo D. Vasco e Paulo da Gama
DURANTE O CERTAME ACONTECE:
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
“O Pão e as Mãos”, de Pedro Inácio
Local: Museu Municipal de Vidigueira
Datas: 20 de Março a 12 de Abril
EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA
Alma do Vinho”, de António Duro e Manuel Carvalho
Local: Posto de Turismo Municipal
Datas: 20 de Março a 26 de Abril
ESPAÇO INFANTIL
(15h às 18h30)
ACAMPAMENTO CIVIL E MILITAR
(Tendas Vivas)
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
“Olhares sobre o Mundo“, de Acácio Santos
Local: Mercado Municipal de Vidigueira
Datas: 20, 21 e 22 de Março
SEMANA GASTRONÓMICA A PÃO E LARANJAS
(restaurantes do concelho) – 16 a 22 de Março
CONCURSO DE MONTRAS
“À Mesa de Vasco da Gama, o Pão e as Laranjas são Reis”
16 a 22 de Março
OFICINAS DE PÃO PARA MIÚDOS E GRAÚDOS
Tenda dos Padeirinhos
ANIMAÇÃO DE RUA
(Pintura, Desenho, Lançamento de Livro, Animatógrafo, Poemas, Sketchs, Malabarismo, Dramatizações, Danças, Ateliers de Fantoches, Penteados e outras surpresas…)
Tenda da Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira
DESFILE HISTÓRICO
(22 de Março, pelas 16h00)
Concentração (15h30): Largo Frei António das Chagas
Rua Dr. José Valentim Fialho de Almeida - Rua Miguel Bombarda - Rua dos Caldeireiros - Rua Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira - Largo Praça Vasco da Gama - Rua dos Mercadores - Praça da República - Rua Cândido dos Reis - Terreiro de S. Pedro - Rua 25 de Abril - Rua Luís de Camões - Rua de Portel - Largo Frei António das Chagas
HORÁRIO DA MOSTRA DE PÃO E DOÇARIA TRADICIONAL/FEIRA QUINHENTISTA
10h00 – 23h00
fonte: CM Vidigueira
No ano de 2008 foi assim:
I Festival de Patinagem na Vidigueira
terça-feira, 10 de março de 2009
O Senhor Comentador tem uma solução para combater a insegurança dos portugueses
segunda-feira, 9 de março de 2009
O Senhor Comentador só tem claro que é muito perigoso ser governante em África
domingo, 8 de março de 2009
O Senhor Comentador partilha tudo o que a História dos povos lhe ensinou
sábado, 7 de março de 2009
O Senhor Comentador analisa o boom literário na Colômbia
sexta-feira, 6 de março de 2009
O Senhor Comentador admira o sentido de espectáculo do Sexto Congresso do PS
quinta-feira, 5 de março de 2009
quarta-feira, 4 de março de 2009
terça-feira, 3 de março de 2009
Vodka
Mais especificamente, a Vodka é feita de batata ou cereais fermentados, e é a bebida mais pura de todas as bebidas alcoólicas porque é passada por um filtro de carvão vegetal, para remover todas as substâncias, excepto o álcool.
Na Rússia e nos países de leste, a vodka está muito relacionada com problemas de alcoolismo e chegou a ser proibida de 1917 a 1938.
Em portugal recomendamos o Absolut Vodka
Como se deve beber
Curiosidades
10 melhores utilidades para a Vodka, depois de beber:
- Cura para urticária
Existem diversas plantas no mundo que produzem coceira e urticária quando são tocadas. Caso você tenha o azar de passar por uma dessas, basta derramar um pouco de Vodka sobre o local afetado para aliviar a coceira e a dor;
- Tirar cheiro das roupas
As vezes precisamos tirar cheiros ou odores desagradáveis de roupas com certeza urgência, impedindo que tenhamos tempo para uma lavagem completa da peça de roupa. Pois saiba você pequeno gafanhoto que Vodka pode ser usada para isso. Basta derramar um pouco de Vodka sobre a roupa que você deseja “desodorizar” e depois pendura-la para secar em um lugar bem ventilado. O resultado disso é, que além de sua camiseta ficar bêbada, a Vodka mata todas as bactérias causadoras de maus odores e assim que seca da roupa, não deixa nenhum cheiro característico;
Além de ser um ótimo alcolizante, a Vodka pode ser usada também para dar brilho nos bibelôs da sua estante. Basta umedecer um pano com o citado líquido e polir a peça em questão até conseguir o brilho desejado. E isso normalmente acontece depois do primeiro ou segundo gole;
- Preservar flores
Esse já é um truque que eu já usava por algum tempo, porém sem a adição da Vodka. Basta pingar algumas gotas de Vodka e colocar uma colher de chá de açucar dentro da água do vaso para manter suas flores como novas por muito mais tempo;
- Repelente de Insetos
Imagine a situação: Você no meio do rio durante uma pescaria sendo atacado por uma horda de pernilongos, e a única coisa que você tem em mãos no momento é um clip, um pedaço de durex e Vodka. O que fazer? Basta passar um pouco da bebida mágica nas partes expostas do seu corpo como repelente ou se possível, espirrar um pouco do líquido sobre os insetos. Sem bem que já que é pra ficar bêbado, recomendo fazer somente o primeiro, já que o aproveitamento é bem melhor;
- Queimaduras de Aguas Vivas
Apesar de bonitinhas, aguas vivas normalmente causam queimaduras que acabam gerando uma dor insuportável por horas, uma coisa que pode acabar com o seu querido fim de semana na praia. Como sempre estamos munidos de uma garrafa do líquido precioso, caso seja picado por uma dessas basta aplicar um pouco de Vodka sobre a picada para aliviar a dor e ainda desinfetar o ferimento;
- Cabelos Brilhantes e saudáveis
Pois é, além da Vodka ser capaz de fazer qualquer pessoa bonita, poucos sabem que ela EFETIVAMENTE é capaz de fazer uma pessoa ficar mais bonita. Para isso, basta misturar uma dose de Vodka para cada meio litro de shampoo e seus cabelos irão crescer fortes e saudáveis;
- Limpar Mofo
Exatamente, Vodka também pode ser usada para limpar mofo de frestas, paredes e pisos. Basta borrifar um pouco do líquido sobre o mofo e deixar repousar por 15 minutos. Depois, basta limpar com uma escova;
- Aliviar dores e inchaços
Tudo bem que depois dessa não vai dar mais pra beber, a não ser que seja MUITO criativo, mas uma mistura de lavanda com Vodka pode criar um potente remédio caseiro para aliviar dores e inchaços. Para fazer a mistura, basta conseguir uma jarra de vidro bem transparente, colocar algumas folhas de lavanda dentro dela e completa a jarra com Vodka. Sele a jarra da melhor forma possível e deixe descançar ao sol por três dias. Coe o líquido resultante usando por exemplo um filtro de papel para café e zas! Você já tem o seu próprio remédio caseiro para dores. Ótimo para aqueles momento em que você consome muita Vodka e as coisas começam a entrar na sua frente quando você caminha, como postes, paredes e até mesmo o chão;
- Aliviar dores de dente
Esta com aquela puta dor de dente e não tem um dentista de plantão no fim de semana? Vodka nele! Além de desinfetar a área, a Vodka, caso seja colocada sobre o local dolorido, ajuda a aliviar a dor e de quebra ainda faz você esquecer dela, e caso você tome mais duas ou três doses, esquecer que tem dentes, dores e principalmente que não tem asas.
Existe o mito de que a vodka não dá ressaca. Devido ao alto grau de pureza da vodka, os ingredientes responsáveis pelo mal estar após a ingestão de álcool estão ausentes. Entretanto, se a quantidade de vodka ingerida for grande claro que não podes evitar a ressaca
Efeitos
Nota: Mais uma vez relembro que os vídeos são de Jardas internacionais. Não são membros do JardasTeam!
Em excesso = FIGURAS
Quantidade razoável = ALEGRIA
CF Vasco da Gama empata em Ferreira

O CF Vasco da Gama empatou a duas bolas na deslocação a Ferreira do Alentejo em jogo da 18.ª Jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Beja. O SC Ferreirense adiantou-se no marcador aos 20 minutos com Nuno Vicente a não desperdiçar uma grande penalidade inventada por Luis Ralha, numa mão inexistente contrariando a decisão do árbitro auxiliar que se encontrava em cima da jogada. O CF Vasco da Gama partiu em busca do empate que viria a conseguir por Edgar Calhau em cima do apito para o intervalo. Na segunda metade com o CF Vasco da Gama a controlar o jogo o SC Ferreirense adiantou-se mais uma vez no marcador por Rafael Sobral num lance em que a bola é claramente controlada com a mão. A partir dai o SC Ferreirense quebrou e o CF Vasco da Gama dominou completamente o encontro, chegando ao empate num livre directo superiormente apontado por José Verdades e desperdiçando algumas oportunidades para chegar à vitoria. Não sabemos o que move o senhor Luís Ralha, mas o certo é que tem mostrado que o CF Vasco da Gama muito dificilmente vencerá qualquer encontro por si dirigido. Esta arbitragem foi vergonhosa!
.jpg)
