terça-feira, 31 de março de 2009

1 Minuto pelo nosso Planeta

Escolha pescado capturado por anzol e redes artesanais

segunda-feira, 30 de março de 2009

O Senhor Comentador sugere formas de reduzir a abstenção eleitoral que se avizinha

A campanha eleitoral para o Parlamento Europeu irá decorrer entre 25 de Maio e 5 de Junho. No domingo, 7 de Junho, vamos às urnas. Como é sabido as eleições para a Europa são por tradição e bom senso as menos participadas. No entanto, são marcadas para um dia em que sabemos que só se chover, se não houver bola e a televisão não funcione, é que pode esperar que a abstenção seja inferior a sessenta por cento. Julgo que se o governo e os partidos políticos estivessem deveras interessados na representatividade eleitoral deviam evitar mudar as datas. Tenho várias sugestões. A mais óbvia é fazerem as eleições no meio de semana sem direito a ponte. Só com tolerância de ponto. Isso já ajudava. Outra possibilidade seria marcar a data de acordo com o estado climatérico de Portugal. Por exemplo, no primeiro dia em que chovesse em Junho haveria eleições para o Parlamento Europeu. Outra alternativa podia ser marcar para uma quinta-feira e conceder a sexta-feira livre para ir à praia só àqueles que votassem. Outros incentivos podem ser aplicados apesar de serem moralmente discutíveis. Por exemplo, deslocar as mesas de votos para lugares mais de acordo com a época, tais como praias, lugares de recreio, parques e jardins, em particular os jardins da Gulbekian. Estender os horários, abrindo as urnas no sábado à noite e acabar na segunda-feira até ao meio-dia. Fazer arraiais perto das mesas de votos ou almoços populares pagos pelos interessados, neste caso os partidos. Enfim, julgo que há muitas possibilidades ainda por explorar. A de que mais gosto é um serviço de entrega a domicílio. As pessoas marcam a hora que lhes dá jeito e um funcionário devidamente identificado e acompanhado por um fiscal imparcial e nomeado pela mesa de voto ou outra autoridade competente aparece com uma urna e os boletins de votos e pronto. Acabou-se a abstenção e a democracia estará servida. Fora isso, tudo bem.

1 Minuto pelo nosso Planeta

Férias da Páscoa - programas ecológicos para os mais novos.

sábado, 28 de março de 2009

O Senhor Comentador percebe que noventa e três anos passam num instante

Em tempos de crise e falta de dinheiro não nada mais refrescante do que nos metermos na vida dos outros. Tive uma tia que foi feliz toda a sua longa vida graças a interessar-se mais pelas histórias das irmãs que pelas dela. Se funcionou com ela deve funcionar connosco. Bem, há uma velhinha belga que vive na Bélgica e tem 93 anos. Agora está a fazer greve da fome porque quer morrer e não a deixam. Já tentou o suicídio mas, obviamente, deve se ter esquecido dalgum componente ou dalguma parte do procedimento. A questão é que continua viva. As leis belgas para a execução da eutanásia não consideram as pessoas que apenas não querem viver. Só aceitam o costume: doenças terminais, má qualidade de vida, sofrimentos insuportáveis e assim por diante. Uma velhinha farta de viver não é desculpa para ter direito a uma morte assistida. Na Bélgica já começou a polémica, o debate e as indignações por ambos os lados da discussão. É normal num país civilizado e rico. Nunca percebi porque é que a Bélgica é rica, mas esse é outro problema. Voltando à senhora Amelie Van Esbeen, que é assim como se chama, o caso suscita-me várias reflexões. A primeira é que a senhora é mesmo rija. Não é qualquer um que naquela idade ainda tem energia para fazer greve da fome. A segunda é que o facto de ter tido já uma tentativa de suicídio falhada foi um sinal de que estava errada. Aliás, não deve ser preciso muito para morrer aos noventa e três anos por vontade própria. Devia ter percebido que a sua hora ainda não chegou. A terceira é que estou de acordo que a eutanásia não seja exequível só porque alguém não quer viver. Depois dos noventa, as pessoas vêem tudo duma maneira excessiva, sentem-se incompreendidas, mal amadas, sozinhas. É mentira. E, mesmo que seja verdade, aos noventa já se sabe muito. A vida e a experiência devem ter dado armas para lidar com essas angústias. A quarta reflexão é que quem chega aos noventa e três anos vivo é porque aos noventa e dois ainda se queria viver. Allez, Amélie, encore un effort! Fora isso, tudo bem.

sexta-feira, 27 de março de 2009

O Senhor Comentador teme que Luís Figo tenha perdido a sua reforma às mãos dos especuladores

Luís Figo está "desagradado e surpreendido" com a situação do Banco Português de Negócios. Confesso que fiquei surpreendido com esta declaração de Miguel Macedo, representante dos direitos de imagem do jogador. Figo apenas se limitou a aceitar um trabalho honesto e, ao que parece, muito bem pago. Não sei exactamente os números mas rondam os 500 mil euros por três anos de trabalho. É bom mas não é assim tanto como outras estrelas portuguesas, que ganham mais que ele a fazer menos. Não é preciso mencionar o Ronaldo. Basta-me lembrar os salários e prémios do inestimável Armando Vara. Por outro lado, que se saiba, Figo não teve nada a ver com as manigâncias financeiras do BPN. Ainda por cima, o contrato dele com o banco termina no fim do ano. Duvido que seja solicitado para defender a imagem daquela instituição ou lançar novas campanhas de poupança. Apesar deste excesso de zelo por parte de Figo, que de uma maneira retorcida me comoveu, o que está feito, está feito. Há que levantar a cabeça e partir para outra que o tempo passa e há muitos outros futebolistas que querem entrar no mundo da publicidade. Estava eu a pensar tudo isto quando oiço o tal representante de Luis Figo a dizer: “Agora, está na expectativa para perceber quais são as intenções do BPN, sendo certo que até agora têm cumprido". Ora bem, aquilo de estar “desagradado e surpreendido” é por não saber ainda se vai receber o seu, que legitimamente lhe pertence. Bom, agora é que estamos a falar. Assim também eu me sentia “desagradado e surpreendido”. Que o BPN não possa honrar as suas dívidas com os depositantes e devedores bancários, isso ainda vá que não vá. Mas não pagar ao Figo… Isto sim, é um escândalo. Ainda por cima o Oliveira e Costa fazia parte do conselho fiscal da Fundação Figo e era dono da empresa que geria a imagem do Luis. Bandidos! Olha, “desagradado” é favor. Cambada de aproveitadores. Fora isso, tudo bem.

Dj Vibe na S-Club

No dia 4 de Abril o melhor Dj português vai estar na S-Club em Castro Verde. Para aqueles que gostam de Dance Music, é uma excelente oportunidade de apanhar uma jarda a ouvir os sons deambulantes do DJ Vibe.

1 minuto pelo nosso Planeta

Calcule a sua Pegada da Água em www.waterfootprint.org

quinta-feira, 26 de março de 2009

O Senhor Comentador debruça-se sobre o aumento de suicídios e obesidade em Portugal

Segundo recentes estudos, a nossa taxa de suicídio é muito similar à taxa verificada em países muito mais desenvolvidos que o nosso. Também o número de portugueses obesos está a aumentar, aproximando-nos cada vez mais do primeiro mundo. Ainda não atingimos os Estados Unidos mas, tendo ganho Obama as últimas eleições presidenciais, tudo leva a crer que os obesos americanos vão diminuir. O que nos leva a concluir que entre o aumento de gordos portugueses e a descida dos gordos americanos, os números vão chegar a ser proporcionalmente iguaizinhos. Para os optimistas incuráveis, os suicídios e a obesidade, são índices indiscutíveis do nosso cada vez maior desenvolvimento. Não vou discutir com pessoas que têm uma perspectiva tão entusiasta da vida. Contudo, é preciso não nos deixarmos enganar pelas estatísticas. Aparentemente este estudo implica que os obesos não se suicidam. Se não fosse assim, significava que quantos mais suicídios menos obesidade. Por isso, é legítimo pensar que os suicidas são magros e quem não se suicida tem tendência para engordar. Por outro lado, não me parece correcto tomar estas tendências pouco saudáveis como parâmetros de um putativo êxito económico. Embora um suicídio seja um suicídio aqui na terra como na Suécia e um obeso seja igualmente gordo em Trás-os-Montes como em Nova Iorque, nem por isso são sociologicamente equivalentes. Tomemos ao acaso um tipo de suicida português. Um GNR, por exemplo. Se apanharmos o homem antes de consumar o irremediável e o trasladarmos de imediato para a Noruega, tenho a certeza de que muda de opinião. Se pelo contrário, trouxermos um polícia nórdico e suicida e o colocarmos em Rio de Mouro, verificaremos que não só não mudará de opinião como ainda é capaz de primeiro engordar e depois se suicidar. Outro aspecto confuso deste estudo é o aumento da obesidade como se alguma vez tivesse sido pouca. A nossa gastronomia é irresistível e a nossa geografia não ajuda muito a fazer passeios para ajudar à digestão. Um obeso português é desculpável. Agora um finlandês gordo não tem explicação. Eu preferia suicidar-me a engordar à base de arenques. Esta decisão explicaria a taxa nórdica de suicídios mas não a sua correspondente obesidade. Espero ter esclarecido as vossas dúvidas. Fora isso, tudo bem.

1 minuto pelo nosso Planeta

“Hora do Planeta”: adira a este apagão mundial

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Senhor Comentador alerta para as consequências da proibição da depilação integral

As poucas pessoas que me conhecem intimamente sabem que sou um homem de princípios e que não temo levantar a minha voz, erguer a minha pena ou o meu teclado para os defender. Nunca me sinto tão motivado para isso como quando vejo ameaçados os direitos das crianças ou a liberdade individual das mulheres. É sobre elas que neste momento ergo o meu teclado e escrevo com indignação. Li que no estado de Nova Jersey, o mítico lar de Frank Sinatra, dos Sopranos e do hospital onde trabalha o Dr. House, estão a pensar em proibir a «brasilian wax», que é como quem diz a depilação «à brasileira», devido a várias queixas de danos sofridos após esta depilação radical. Por motivos óbvios não vou dar pormenores sobre este tipo de tratamento de beleza. Também, por razões de imparcialidade profissional, não vou revelar se sou ou não admirador deste estilo depilativo. No entanto, não posso esconder o meu desencanto contra este atentado à livre escolha a que qualquer mulher deve ter direito. Muito menos quando vem do governo de um estado com tanta história e que faz parte dum país conhecido pela suas liberdades individuais e as suas respectivas emendas constitucionais. Conheço portugueses que não só apoiam a possibilidade desta proibição como querem que seja seguida pelo nosso governo. Acho escandaloso. Qualquer tipo de alopécia natural ou artificial não pode ser condenada. Os homens têm de perceber que eles podem ser as próximas vítimas desta discriminação. Suponhamos que um semi-careca como o Diogo Feio do CDS apanha uma infecção porque quer ser um careca completo e estar mais à moda. Isto não pode ser motivo para que se proíba a calvície estética e artificialmente induzida. Aqueles que gostem de muita capilaridade e que achem que quando mais farfalhuda melhor, não podem obrigar o resto da humanidade a ter os mesmos gostos. Espero que os governantes daquele estado americano oiçam este apelo antes de provocarem alguma calamidade imprevisível. Assim como sabemos que o bater das asas duma borboleta na China pode provocar um furacão na longínqua Florida, não sabemos como acaba a proibição da depilação integral, ou à brasileira, em Nova Jersey. Fora isso, tudo bem.

1 minuto pelo nosso Planeta

Passeio Árvores de Lisboa no dia 28 de Março

terça-feira, 24 de março de 2009

O Senhor Comentador dedica uma palavra de consolo aos adeptos sportinguistas

Os dois grandes temas nacionais do momento são o problema da escolha do novo Provedor de Justiça e a arbitragem de Lucílio Baptista na final da Taça da Liga. Obviamente o mais urgente é falar do jogo Sporting-Benfica. Não porque seja mais importante mas porque se o problema do Provedor está há meses por resolver, bem pode esperar mais uns diazinhos. Falemos, pois, da famosa penalidade decisiva na final da Taça da Liga. Ninguém duvida de que foi um erro que não teria sido cometido, se tivéssemos a possibilidade de fazer uso da tecnologia que temos – ou seja, por enquanto, da televisão. Para mim a discussão acaba aqui. Mas não foi nem é assim. O Presidente do Sporting e os adeptos não se conformam e as explicações dadas pelo árbitro na SIC parecem não ser suficientes. Compreendo a revolta mas não podem esperar mais que isso. Eu era uma criança muito pequenina quando a primeira polémica mediática sobre um erro arbitral correu o mundo. Foi na final do Mundial de 1966 quando um árbitro suíço validou um golo inglês que não existiu. Sem querer desmerecer a Taça da Liga nem o seu principal mentor, Hermínio Loureiro, diria que o erro de Lucílio tem menos dimensão mundial. Mas nem por isso deixa de ser um erro. Num universo ideal onde os árbitros seriam infalíveis, podíamos afirmar que nem Inglaterra teria sido campeã do mundo nem o Benfica campeão da Taça da Liga. Mas a vida é injusta para todos. Na minha humilde opinião, os adeptos de futebol deviam aceitar a vida tal como é. Para começar, não devemos acreditar em conspirações. Devemos, sim, acreditar na bondade das pessoas e saber que os erros podem ser involuntários. Sobretudo, ao contrário do que se julga, devemos saber que não somos sempre recompensados pelo nosso mérito. A única consolação que temos é que o mal nosso de cada dia será também o mal dos outros pelo menos alguma vez na vida deles. Esperamos estar presentes quando isso aconteça. Fora isso, tudo bem.

1 Minuto pelo nosso Planeta

Cozinha mais sustentável
O Sensation White 2009 marca presença em Portugal, depois do seu cancelamento à 2 anos no Estádio de Faro.

Aqui fica desde já a primeira informação sobre os Preços.
Podemos no entanto confirmar um local e uma data. Segundo o site oficial este realizar-se-á no dia 9 de Maio em Lisboa mais propriamente no Pavilhão Atlântico.
A promotora do evento garante ainda que esta não será a única edição do evento mas que existirão mais duas, uma em 2010 e outra em 2011.

Fiquem desde já com uma ideia do que se vai passar por cá:

Última edição (PDA):


Secalhar deviamos de ir, deve dar para apanhar por lá um bela jarda agradável.

fonte: Festivais de Verão

Convido-vos a verem o que se passou em edições anteriores, por exemplo:

Skol Sensation - Brasil

Sensation Black

segunda-feira, 23 de março de 2009

O Senhor Comentador quer dar conforto ao Sr. Presidente da Assembleia da República

Em vésperas da inauguração da Sala das Sessões da Assembleia da República, marcada para a quarta-feira da próxima semana, e face ao aviso d’Os Verdes que a partir de 25 de Abril estavam prontos para usar os novos meios audiovisuais – que permitem projectar imagens e filmes nos dois enormes ecrãs retrácteis agora instalados –, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, levantou a questão dos “problemas deontológicos” que podem surgir e defendeu que se devia começar a utilização “com pequenos passos”. Julgo que nunca antes Os Verdes foram tomados tão a sério. Deve-se ter espalhado um pânico audiovisual entre todos os deputados. Imaginaram, e com razão, longas sessões de powerpoint ecológicas a mostrar a perturbação ambiental que uma nova auto-estrada podia provocar nos hábitos da lebre selvagem da Beira Alta ou do rato das neves em Trás-os-Montes. Os novos meios tecnológicos podiam também ser utilizados em campanhas negras. Os sucessos do governo podiam ultrapassar em duração o filme mais longo do Manoel Oliveira. Nem quero pensar o que mais podiam fazer os deputados com os novos brinquedos informáticos. Ainda bem que Jaime Gama teve a presciência de perceber a tempo a caixa de Pandora que se estava prestes a abrir na Sala de Sessões. Como era de esperar numa assembleia povoada por legisladores, o Presidente pediu urgência em legislar sobre os novos artefactos legisladores instalados. No entanto, gostaria de dedicar uma palavrinha de conforto ao nosso presidente da Assembleia. Gostaria de lhe dizer que tenha calma. A experiência diz-me que a informática, quando é entregue às mãos do Estado, demora muito a funcionar. E quando funciona tem sempre problemas de programação, erros de texto, vai abaixo. Enfim, leva tempo a estar operacional. Falta muito até os deputados aproveitarem os dois grandes ecrãs retrácteis para comunicar entre si no Twitter. Fora isso, tudo bem.

1 Minuto pelo nosso Planeta

A mota eléctrica tem autonomia 70 a 90 Km e recarrega baterias em desaceleração

sexta-feira, 20 de março de 2009

Semana Académica de Beja


O Senhor Comentador acha que não há melhor integração cultural do que a dos nossos antepassados

A notícia de discriminação de ciganos na escola de Barcelos ainda é um bocado confusa no que respeita a quem decidiu o quê. No início parecia mais um conflito da autoridade representada pela Direcção Regional de Educação do Norte, ou DREN, para os amigos, e os suspeitos do costume, os ciganos. Depois apareceu o secretário da Junta de Freguesia de Barqueiros, António Cardoso, que esclareceu que a concentração de alunos ciganos numa só turma na escola de Lagoa Negra, Barcelos, era uma farsa e que o acordo que a DREN afirma ter estabelecido com a matriarca da comunidade cigana para este projecto de integração nunca existiu. Não quero o tomar partido de ninguém até saber todos os pormenores e actualizar-me nos métodos mais modernos de integração aplicados nesta escola nortenha. Por exemplo, confesso que não sabia que separar os alunos em, digamos assim, em grupos culturais, podia ser parte dum projecto mais amplo de integração posterior. Outra modernice educativa que ignorava era que rapazes de 18 anos podiam acelerar os seus conhecimentos com colegas de 14 desde que pertencessem ao mesmo grupo, neste caso, de ciganos. Julgo que também se pode aplicar com pretos, judeus ou até brancos se viverem no Zimbabué ou no Camboja. Também não sabia que era normal as escolas terem contentores para ampliar as instalações educativas. Enfim, há muita coisa que não sei sobre as novas técnicas de integração no sistema de ensino. Sou da velha escola e ainda acredito que a melhor forma de integração foi dada pelos nossos antigos navegadores que se misturaram com amor e alegria a tantas maiorias diferentes da nossa. Os mesmos que tantas famílias formaram no Brasil, Praia e Bissau, Angola, Moçambique, Goa e Macau… Fora isso, tudo bem.

1 Minuto pelo nosso Planeta

Comemore de forma original os Dias Mundiais da Árvore e da Floresta, e da Água

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Senhor Comentador deseja que a viagem do Papa a África seja um êxito

O Papa Bento XVI chegou ontem a Yaoundé, nos Camarões, e depois visitará Angola. Espero que os assessores desta vez tenham feito as pesquisas todas na Internet e o Papa tenha recebido as vacinas necessárias e não haja problemas com o visto em Angola. Os objectivos desta viagem são mais variados do que a comunicação social dá a entender. Os meus colegas, já se sabe, só pensam em sexo e é por isso que aquilo que mais os preocupa é se o Papa vai insistir na abstinência sexual como forma de prevenir a sida ou se vai abrir excepções para o uso da camisinha. Parece que os críticos do Papa só ficariam contentes se houvesse uma enorme manifestação de repúdio dos africanos contra a proibição do uso do preservativo. Imagino nas aldeias perdidas dos Camarões profundo as pessoas a protestar massivamente contra a abstinência sexual ou a dançar na rua ao som típico da África subsariana, o con-dom, con-dom (som depois utilizado pelos ingleses para denominar os profilácticos de borracha) e a cantar: “con-dom, con-dom, queremos camisinhas, laralara lara”. Não é preciso lembrar que o Papa é católico e que é normal que fale do assunto se o obrigarem. Não porque não se importe com essa terrível doença mas porque os bons católicos africanos devem apenas redobrar os esforços para manter a castidade que faz parte do contrato da Igreja com o seu povo. Senão, além de pecarem podem apanhar com ela. Ninguém pode por isso estar à espera que o Papa mude de posição no assunto do preservativo. Seja como for, as directivas papais só se dirigem a 17% da população africana de católicos. Não vem nenhum mal ao mundo que 140 milhões de africanos cumpram as regras eclesiásticas. Sobram pelo menos mais de mil milhões para fazerem o que lhes apetecer desde que não seja com católicas nem católicos. Fora isso, tudo bem.

1 Minuto pelo nosso Planeta

Saiba mais sobre alimentos transgénicos em www.stopogm.pt

O Senhor Comentador desvenda os segredos de Abdullah II e Nicolas Sarkozy

A rainha Rania – eu sei que soa mal mas é mesmo assim que se diz – e o seu marido, o rei Abdullah II da Jordânia, chegaram ontem a Portugal. Por mais respeito que me suscite a política internacional, julgo que esta visita é uma oportunidade para falar de outra coisa. Ao ver Raina e Abdullah, não posso deixar de pensar em Carla e Nicolas. Nicolas e Abdullah têm em comum duas mulheres que se destacam no plano internacional. Eles também, claro. Ambos ocupam o poder em nações poderosas mas curiosamente nenhum dos dois está à altura delas. Obviamente não tenho nada contra. Até são um exemplo a seguir, que curiosamente até sigo. Muita gente má e mesquinha pode ver alguma coisa esquisita neste desnível. Mas isso é só ciúmes. Poder-se-á insinuar que os homens com poder seduzem mulheres doutro nível? Depende do que se entenda por poder. Ele pode tomar muitas formas. O nosso saudoso Presidente Jorge Sampaio também tinha uma mulher de outro nível, mas é sabido que um presidente português não tem lá muito poder. Pode vetar algumas vezes, dissolver a Assembleia, mas isso não é nada glamouroso quando comparado a um rei árabe ou um presidente francês. Também o milionário Aristóteles Onassis teve a sua Jacqueline, ela igualmente de um nível superior a ele. O grego tinha dinheiro mas não era assim tão poderoso como se pensa. Sim, tinha barcos, aviões, casa e até uma ilha, mas isso é nada comparado com o armamento francês ou um rei das arábias. Todas as pessoas acreditam que o poder é para as mulheres o mais sedutor. Outras acham que é o dinheiro. Os darwinistas, é de bom-tom agora citar, afirmam que é a capacidade de transmitir bons genes que levam às mulheres a escolher os seus maridos. Eu quero acreditar que estão todos enganados. As mulheres não podem ser assim de calculistas. Tenho provas irrefutáveis: em todas as revistas femininas e em todos os inquéritos, as mulheres afirmam que o que exigem dos homens é sentido de humor e que as façam rir. É por isso que se a rainha Raina e a presidenta Carla estão com o Abdullah e com o Sarkozy é porque são uns galhofeiros de primeira. Eis o segredo. Assim ficam consolados os homens sem poder apaixonados por mulheres inalcançáveis. Ou só muito altas. Fora isso, tudo bem.

quarta-feira, 18 de março de 2009

1 Minuto pelo nosso Planeta

Torne a sua empresa mais ecológica

O Senhor Comentador lembra que o julgamento começa à porta de entrada do tribunal

Começou hoje o julgamento de Josef Fritzl, que já admitiu o incesto mas nega o homicídio de uma recém-nascida, que tanto podia ser neta como filha. Não sabemos o que Fritzl sentia por ela. Julgo que agora é tudo uma questão de forma. O homem é culpado, todos sabem que é culpado, e declarou-se culpado de quase tudo. Josef morrerá na cadeira de velhice ou talvez assassinado por algum outro criminoso que se julgue moralmente superior. Há de tudo nas cadeias; e, sobretudo, nas cadeias de países desenvolvidos, não faltam criminosos com princípios que não admitem nenhuma profanação do ambiente familiar. Como não acredito que se possa falar muito deste assunto, gostava de mostrar a minha preocupação com os direitos dos arguidos ou acusados. Francamente não consigo perceber a diferença entre uns e outros. Mas o tema que me interessa é o pormenor de deixarem ou não a cara à mostra. Josef, que com certeza sabe que até seria reconhecido na Zambujeira do Mar no Inverno se algum dia fosse à costa Alentejana, decidiu, ridícula ou burocraticamente, tapar a cara com uma pasta azul. Concluí que em quase todos os países ocidentais este é um direito que assiste a todos os acusados. Em Portugal, ninguém deixou de reparar que, no caso Casa Pia, a Dona Gertrudes foi a única acusada que teve a preocupação de tapar a cara duma maneira por vezes muito imaginativa mas pouco elegante. Até me surpreendeu que não utilizasse um modelo muçulmano do estilo chador ou burka, que fica sempre bem a todas. Os delinquentes comuns tapam-se com qualquer coisa que tenham à mão: um casaco, uma camisola. Todas estas alternativas dão-lhes um aspecto de culpados sem sombra de dúvida. A minha preocupação é que se é mais ou menos usual cobrir o rosto quando vão a tribunal, porque não se uniformiza esta maneira de anonimato? Seria mais apropriado que as autoridades providenciassem a vestimenta de incógnito devidamente regulamentada e igual para todos os arguidos, culpados ou inocentes, que não quisessem ser famosos. A experiência diz-me que este regulamento só vai existir quando se der algum excesso. Por exemplo que um arguido ponha um capuz de carrasco ou umas barbas falsas ou uma mulher apanhada sem casaco opte por pôr o soutien na cara para não ser reconhecida. É conveniente que as autoridades comecem a pensar no assunto antes que suceda uma desgraça. Fora isso, tudo bem.

Festival de oportunidades desperdiçadas proporciona derrota injusta

O CF Vasco da Gama foi derrotado em casa pelo SC Odemirense por 0-1 num jogo em que mostrou um caudal ofensivo bastante elevado e foi claramente a melhor equipa em campo. O encontro iniciou-se com o CF Vasco da Gama a comandar completamente as operações e a querer chegar rapidamente ao golo que poderia ter conseguido por diversas vezes durante a primeira metade, contudo o intervalo chegou com o marcador ainda em branco. Na segunda metade a toada manteve-se e contra a corrente do jogo o SC Odemirense chega à vantagem aproveitando um dos poucos erros da nossa defesa. O CF Vasco da Gama procurou dar a volta ao marcador mas não conseguiu concretizar as muitas oportunidades de golo de que dispos entre elas 3!!! bolas na trave. Resumindo o CF Vasco da Gama mostrou uma optima atitude e criou inumeras oportunidades de golo que não conseguiu concretizar, por sua vez, o SC Odemirense marcou numa das poucas vezes que foi a nossa baliza, e como admitiu o seu treinador teve a sorte do jogo. É assim o futebol.

fonte: Blog CFVGV

terça-feira, 17 de março de 2009

1 Minuto pelo nosso Planeta

Oferecer revistas já lidas em locais de atendimento ao público.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Festival Vidigueira Jovem 2009


Como alguém disse no nosso Blog ( o JARDAS ) "Pois é, o sudoeste é bom mas o nosso grande festival também já tem uma banda confirmada (melhor que qualquer uma que está para o sudoeste)" Quiça!?

O Festival Vidigueira Jovem está de volta, este festival que já se destaca no panorama musical nacional.Esta 4ª edição promete muitas novidades e desde já fica a confirmação de Tara Perdida no dia 11, a 5 meses do seu inicio.
Este ano realiza-se a 11 e 12 de Setembro na Vidigueira.

Tara Perdida - Sentimento Ingénuo


Preços:
Pré-Venda ( de 1 Julho até 12 Setembro pelas 22h)
1 dia - 12€
2 dias - 20€
Dias do Evento
1 dia - 15€
2 dias - 25€

Parque de Campismo apenas para portadores de bilhetes de 2 dias.

Vota em quem queres ver no FVJ 09 aqui !

O ano passado foi assim:





Jardas Team presente

1 Minuto pelo nosso Planeta

A partir de hoje o nosso Blog vai começar a tentar ajudar a mudar o Mundo, melhor dizendo tentar salvar o nosso Planeta Terra, zelando pelo Ambiente!

1 Minuto pela Terra

O Senhor Comentador festeja o acordo sobre as taxas reduzidas como uma conquista do 25 de Abril

Os ministros das finanças da União Europeia chegaram hoje a acordo em Bruxelas sobre as taxas reduzidas do IVA que contempla as portagens das pontes sobre o Tejo, como o nosso Ministro das Finanças exigia. Desde aquele bloqueio à ponte 25 de Abril no saudoso 1994 todos sabemos que as portagens nas ditas cujas são um assunto de Estado. Não interessa que tenhamos a gasolina mais cara de Europa ou serviços mais caros que em Espanha. As pontes de Lisboa é que não! Muito menos neste ano tão manifestamente democrático. A posição portuguesa foi determinada e inegociável. Bastava ver as declarações patrióticas e empolgadas do Dr. Teixeira dos Santos antes e depois de cada reunião sobre o tema. Até ameaçou a União Europeia que vetaria tudo aquilo a que tinha direito. Suponho que os ingleses devem ter sentido com Winston Churchill na Segunda Guerra o mesmo que nós sentimos ante o discurso inflamado e intransigente do nosso Ministro. Claro que com as devidas proporções. Não vamos comparar uma guerra mundial com um aumento da taxa do IVA numa ponte local, por mais bonita e importante que ela seja. Mas a firmeza de Teixeira dos Santos tinha para mim alguma inspiração ou reminiscências de Churchill. Sobretudo naquele famoso discurso lembrado como 'We shall fight them on the beaches', que dizia mais ou menos isto mas em inglês. Vamos combatê-los na praia, na terra, no ar, nos mares. Nunca nos vamos render! É evidente que o Dr. Teixeira dos Santos não tem ambições políticas maiores. Senão devia ter continuado como no discurso do Churchill. “Não pagaremos o IVA na Ponte, vamos combatê-los nos restaurantes, vamos combatê-los nas bombas de gasolina, vamos combatê-los na água e na luz. Nunca nos vamos render!” Mas não foi assim. Contudo a ponte 25 de Abril é, desde 1994, o ano do bloqueio, mais que uma ponte. É um vínculo indissolúvel, embora suspenso, se me permitem a imagem engenheira, entre os governantes, independentemente dos partidos e dos governados, seja qual for a margem do Tejo em que moram. Ninguém toca no IVA do raio da ponte. Fora isso, podem tocar em tudo.

domingo, 15 de março de 2009

Som do dia - D.O.N.S. Vs. Kernkraft 400 (Iván López Deejay Remix)

sábado, 14 de março de 2009

O sonho de um homem Jardas

Jardas Ambiente: Aumento da população e mudança climática ameaçam o abastecimento de água

O aumento da população, as mudanças climáticas, a irrigação irresponsável e o desperdício crônico ameaçam o abastecimento mundial de água doce, assinalou nesta quinta-feira o terceiro relatório sobre o Desenvolvimento da Água no Mundo, compilado por 24 agências da ONU. O documento de 348 páginas mostra um panorama sombrio, principalmente nos países em vias de desenvolvimento, e descreve uma situação preocupante para as futuras gerações. A água faz parte de uma complexa rede de fatores que determinam a prosperidade e a estabilidade de um povo, explica o estudo. A falta de acesso à água, segundo o trabalho, aumenta a pobreza e as privações e é uma causa potencial de distúrbios e conflitos. "A água está vinculada às crises da mudança climática, ao abastecimento, aos preços da energia e dos alimentos, e à perturbação dos mercados financeiros", acrescenta o texto.


Impactos
O texto assinala dois fatores que diminuem a quantidade de água doce. Um é o impacto humano. Em 2000, havia 6 bilhões de seres humanos, uma população que já aumentou para 6,5 bilhões e poderá alcançar os 9 bilhões em 2050. O crescimento da população, especialmente nas cidades dos países pobres, provoca uma enorme demanda de água. Cada gota dos rios nos países sedentos é consumida e os governos extraem a chamada água fóssil. Outro ponto são as mudanças climáticas que, desencadeadas pelo aquecimento global provocado pelo ser humano, vão alterar o modelo das chuvas e reduzir a quantidade de neve derretida, segundo os cientistas. As agências da ONU dizem também que serão necessários entre US$ 92,4 bilhões e US$ 148 bilhões anuais em investimentos para construir e manter sistemas de abastecimento de água, irrigação e serviços sanitários. O primeiro informe sobre a água foi publicado em 2003 e é atualizado a cada três anos. Este último, intitulado "Água em um mundo mutável", é publicado antes do quinto Fórum Mundial da Água, que será realizado em Istambul de 16 a 22 de março de 2009.


Carta escrita no ano de 2050:
Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era diferente. Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um bom banho de chuveiro. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam suas formosas cabeleiras. Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia acabar.
Agora, todas as nascentes, rios, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são as principais fontes de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário. Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Antes, a quantidade de água indicada para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas, como no século passado, porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água. A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos gametas de muitos indivíduos. Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: cento e trinta e sete m3 por dia por habitante adulto. Quem não pode pagar é retirado das “zonas ventiladas”, que são dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos. Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida. As estações de ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonitos eram os bosques. Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e lagoas, beber toda a água que quisesse. O quanto nós éramos saudáveis! Ela pergunta-me:-Pai! Por que é que a água acabou? Então, sinto um nó na garganta! Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos. Agora, nossos filhos pagam um alto preço...Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto... enquanto ainda era possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!


E tu Jarda, vais ficar indiferente?

O Senhor Comentador gosta de filmes em que os criminosos se safam

Sejamos sinceros. Há um certo tipo de criminosos que provocam curiosidade e em casos mais particulares até alguma admiração. A história de Artur Alves dos Reis poderá na altura ter indignado muita boa gente, mas com o tempo os sentimentos de justa condenação foram ultrapassados por uma espécie de admiração perversa pelo seu talento de burlão. Quando lemos que foi não só o maior embusteiro português como talvez, do mundo, julgo que todos sorrimos com um vergonhoso orgulho. Nos Estados Unidos é pior. Até há um clube de admiradores de famosos serial-killers. Isso é que é mesmo desprezível. Mas um ladrão com charme é outra coisa. Isto desde que não tenhamos sido uma das suas vítimas. A notícia que o nosso ex-presidente do Benfica tinha sido denunciado por Isaías Samakuva, presidente angolano da UNITA, por o ter deixado a arder com um milhão de euros tem alguma graça. Admito que não muita, mas alguma graça tem. O truque foi um daqueles com barbas. Se me dás um milhão agora, daqui a cento vinte dias dou-te cinquenta. Nem o meu sobrinho cai numa dessas. Mas o Isaías, impermeável à reputação do incorrigível Vale de Azevedo, acreditou. Esta história até pode ser falsa. Notícias mais disparatadas já foram publicadas. Mas que é totalmente credível que tenha acontecido, lá isso é. Esclareço que ainda não nutro pelo Vale de Azevedo nenhuma admiração, mas é refrescante saber que há pessoas que não mudam e que continuam a fazer das suas com o entusiasmo e a eficácia de sempre. Não sei nada do Isaías Samakuva. No entanto se esta burla de facto aconteceu, não sou capaz de ter pena dele. Não porque julgue que seja estúpido, mas porque não respeito as pessoas convencidas. O Isaías deve ter dito à sua gente: a mim o gajo não me engana. Todavia, como não sabemos muito desta história, até pode haver uma reviravolta e o Vale de Azevedo acabar por admitir que foi enganado pelo presidente da UNITA. Se for assim, o Samakuva merecerá o nosso respeito. É pouco provável mas às vezes Hollywood faz filmes com finais mais imprevisíveis. Fora isso, tudo bem.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Festival SUDOESTE 09

Com estes dias de sol sabe bem pensar no Verão! E se a Jardas Team pensa no Verão pensa em SUDOESTE! Pois é já sairam alguns nomes amigos Jardas, mas o que tenho para vos dizer é que muitos dos nomes que aqui estão são nossos conhecidos do mesmo Festival! Portanto parece-me um dejavu de anos anteriores ou melhor um remember. Atenção à recepção ao Campista com o grande David Guetta!
A apresentação da edição de 2009 do Sudoeste TMN foi feita na Estufa Fria juntamente com o show case da Amy MacDonald, que irá actuar no Sudoeste TMN a 9 de Agosto.
A edição deste ano do Festival ocorre de 5 a 9 de Agosto e os primeiros nomes já estão confirmados. Dia 5 na recepção ao campista conta com David Guetta e dia 6 com Buraka Som Sistema, The National e Miss Kittin & The Hacke. No último dia do festival, dia 9, podes contar com Lily Allen, Basement Jaxx, Amy Macdonald, Caravan Palace e Third World.
Este ano o Sudoeste TMN terá três palcos: o Palco TMN, o Palco Planeta Sudoeste, numa vertente mais electrónica, e o Palco Positive Vibes, já conhecido de todos os que passam por este festival como o palco do reggae e da boa vibe.
O bilhete diário fica por 40 euros e o passe para os 4 dias por 80 euros.

fonte: Festivais de Verão

quarta-feira, 11 de março de 2009

FESTIVAL GASTRONÓMICO A PÃO E LARANJAS

A Câmara Municipal de Vidigueira anuncia a passagem de D. Vasco da Gama, Conde da Vidigueira, por terras de Pão e Laranjas, nos dias 20, 21 e 22 de Março do corrente ano, como comemoração das suas descobertas.
Faça saber que em terras de Pão, as gentes são de Paz e convidam todos los interessados a assistir à passagem do Almirante pela Vila dos Gamas.

PROGRAMA

SEXTA – FEIRA [20 DE MARÇO]

14h30 Colóquio “ Gastronomia Mediterrânica“
Local: Auditório do Crédito Agrícola do Guadiana Interior - Vidigueira
Org. Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira

19h00 Inauguração Oficial, com a presença de D. Vasco e D. Paulo da Gama, acompanhados por homens de armas, músicos e jograis

20h00 Banquete de Homenagem ao 1º Conde de Vidigueira, com animação musical, artes circenses e demonstração de esgrima

22h00 Arruada Musical e Cuspidores de Fogo


SÁBADO [21 DE MARÇO]

10h00 Rota “A Pão e Laranjas no Condado dos Gamas”
Informações: Museu Municipal de Vidigueira (Tel. 284437260)

10h00 Alimentação e Higiene dos Dromedários/Preparação do Chá e da Xixa/Treino e alimentação de falcões
Local: Tenda Árabe (junto ao mercado)

11h00 Caravana do Sheike AL-Kaide, de passagem por Terras de Vidigueira

11h30 Danças quinhentistas, pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira

15h00 Cortejo de Abertura da feira

16h30 Demonstração de Falcoaria

17h30 Tiborna
Local: Tenda dos Padeirinhos

17h30 Danças pela Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira

18h30 Dança do Ventre

19h00 Demonstração de Repasto Quinhentista (acampamento)

21h00 Música Sacra, pelo Coral Polifónico Vozes de Vidigueira

22h00 Torneio Quinhentista

23h00 Danças Medievais Europeias

24h00 Arruada Musical e Cuspidores de Fogo


DOMINGO [22 DE MARÇO]

09h00 Passeio BTT “Na Rota do Pão e das Laranjas” (inscrições grátis)
Concentração: Mercado Municipal de Vidigueira
Org.: Associação Trilhos de Baco
Informações/Inscrições: TM: 966921258

10h00 Alimentação e Higiene dos Dromedários/Preparação do Chá e da Xixa/Treino e alimentação de falcões
Local: Tenda Árabe (junto ao mercado)

11h00 Caravana do Sheike AL-Kaide, de passagem por Terras de Vidigueira

12h00 Arruada Musical e Artes Circenses

13h00 Demonstração de Repasto Quinhentista (acampamento)

15h00 Mostra de Armas e Tiro com Arco

16h00 Desfile Histórico com a População

18h00 Demonstração de Falcoaria

19h00 Danças Europeias

20h00 Encerramento com Artes Circenses e Arruada Musical e despedida à população pelo D. Vasco e Paulo da Gama


DURANTE O CERTAME ACONTECE:

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
“O Pão e as Mãos”, de Pedro Inácio
Local: Museu Municipal de Vidigueira
Datas: 20 de Março a 12 de Abril

EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA
Alma do Vinho”, de António Duro e Manuel Carvalho
Local: Posto de Turismo Municipal
Datas: 20 de Março a 26 de Abril

ESPAÇO INFANTIL
(15h às 18h30)

ACAMPAMENTO CIVIL E MILITAR
(Tendas Vivas)

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
“Olhares sobre o Mundo“, de Acácio Santos
Local: Mercado Municipal de Vidigueira
Datas: 20, 21 e 22 de Março

SEMANA GASTRONÓMICA A PÃO E LARANJAS
(restaurantes do concelho) – 16 a 22 de Março

CONCURSO DE MONTRAS
“À Mesa de Vasco da Gama, o Pão e as Laranjas são Reis”
16 a 22 de Março

OFICINAS DE PÃO PARA MIÚDOS E GRAÚDOS
Tenda dos Padeirinhos

ANIMAÇÃO DE RUA
(Pintura, Desenho, Lançamento de Livro, Animatógrafo, Poemas, Sketchs, Malabarismo, Dramatizações, Danças, Ateliers de Fantoches, Penteados e outras surpresas…)
Tenda da Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira

DESFILE HISTÓRICO
(22 de Março, pelas 16h00)
Concentração (15h30): Largo Frei António das Chagas
Rua Dr. José Valentim Fialho de Almeida - Rua Miguel Bombarda - Rua dos Caldeireiros - Rua Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira - Largo Praça Vasco da Gama - Rua dos Mercadores - Praça da República - Rua Cândido dos Reis - Terreiro de S. Pedro - Rua 25 de Abril - Rua Luís de Camões - Rua de Portel - Largo Frei António das Chagas

HORÁRIO DA MOSTRA DE PÃO E DOÇARIA TRADICIONAL/FEIRA QUINHENTISTA
10h00 – 23h00

fonte: CM Vidigueira

No ano de 2008 foi assim:



Som do dia - Cappella - U Got 2 Let The Music (Pagany Tribalism Mix)

I Festival de Patinagem na Vidigueira

Dia 3 de Abril ás 21:00h irá decorrer o I Festival de Patinagem na Vidigueira, no pavilhão antigo, junto ao complexo desportivo Guerreiro Pinto.


terça-feira, 10 de março de 2009

Pensas que sabes joga snooker? Vê e aprende.

O Senhor Comentador tem uma solução para combater a insegurança dos portugueses

Em geral sou das pessoas que não acreditam em coincidências a não ser quando me acontecem a mim. Nesse raro momento regido pelo acaso, digo para os meus botões, esta coincidência só confirma a regra de que não há coincidências. Vou dar um exemplo. Há poucos dias foi divulgado um estudo sobre a criminalidade na sociedade portuguesa. O resultado era mais que óbvio. Todos afirmam que há menos segurança, que de certeza vai piorar, que os parques de estacionamento, as ruas e os multibancos são os lugares mais perigosos. Também é em casa que os portugueses se sentem mais seguros. Nada que o senso comum não nos tenha advertido antes. Embora vos conte que tenho um amigo que mora num apartamento de três assoalhadas e que quando vai da sala à casa de banho, leva sempre um taco de basebol, não vá o diabo tecê-las. Mas ele não conta. Nem todos os portugueses são tão precavidos. Poucas horas depois de ser divulgado esta extraordinária pesquisa sociológica, aparece o nosso Ministro das Finanças, Dr. Teixeira dos Santos, com a alegria do dever cumprido, a informar que o Fisco instaurou mais de mil processos de levantamento do sigilo bancário no ano passado, mais vinte do que durante o ano anterior. Isto acrescenta mais um facto à insegurança. Os bancos não são um lugar seguro. No dia seguinte, viemos a saber que um contribuinte “portador de deficiência”, como tão elegantemente é descrito pelo jornal, foi inibido dos seus benefícios fiscais por ter uma dívida de um euro e noventa e sete cêntimos. Todas estas notícias não estavam ligadas entre si a não ser a coincidência de terem sido difundidas no mesmo dia. A única conclusão que se pode tirar disto é que o problema da insegurança não é só um assunto de Polícia nem sequer social. A insegurança é um modo de vida. A solução que proponho é atacar o mal ali onde se espalha e provoca securas. Ou seja, na cabeça dos portugueses. Para isso, só há uma solução: anti-depressivos livres e gratuitos para todos. Porque como disse no início, não há coincidências. Fora isso, tudo bem.

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Senhor Comentador só tem claro que é muito perigoso ser governante em África

Sei que no mundo há actividades de alto risco. Obviamente ser bombista suicida está em primeiro lugar. Também não é seguro ser adúltera e viver no Afeganistão, ter uma irmã que namore com Ronaldo, ser um pequeno depositante no BPN ou noutro qualquer banco português, e assim por diante. Há agora mais uma ocupação de alto risco que se distingue pela sua perigosidade, ainda que por vezes muito lucrativa, que é ser governante em África. Embora haja quem se tenha safado muito bem, como os lendários canibais Iddi Amin Dada e Bokassa, não é muito normal chegar à reforma confortável como eles conseguiram. Parece um dado adquirido que a história dos países africanos é totalmente indiferente aos olhos do resto do mundo. Por uma vez, não é só a indiferença do Ocidente mas mesmo de todos, chineses e o resto incluídos. Honestamente, não faço ideia das qualidades que possa ter tido Nino Vieira, mas não pude deixar de reparar como foi processada a notícia do seu assassínio. Primeiro, soubemos que tinha sido morto. Depois, tivemos o esclarecimento com carácter de urgência de que não se tratava de um golpe de Estado. Que alivio. Era apenas um acto de vingança. Então, está bem. Mais tarde soubemos que foi primeiro ferido e logo rematado à catanada. Que selvagens. Por trás de tudo isto há uma história de tráfico de drogas em que ninguém está inocente. Pois, tinha de acabar mal. Entretanto, o presidente da Assembleia Nacional Popular de Bissau, Raimundo Pereira, que constitucionalmente é o sucessor interino de Nino Vieira, promete fazer um inquérito e castigar os culpados. Tudo muito civilizado e anormalmente pacífico. Admito que não estou habituado. Mas fico descansado por saber que não foi nem um golpe de estado nem um conflito de etnias rivais nem religioso. Foi apenas um assassínio. Contudo, pergunto-me porque ninguém se interessa por África. Fora isso, tudo bem.

domingo, 8 de março de 2009

O Senhor Comentador partilha tudo o que a História dos povos lhe ensinou

A política e os políticos são um mundo à parte. Isto, já se sabe. Que ninguém pense que em Portugal é melhor ou pior que no resto do mundo porque não é. Acreditem. Será sempre difícil saber em toda a sua grande ou pequena dimensão o que leva um governante a decidir de uma maneira ou de outra, a falar disto ou daquilo. Qualquer explicação é só uma especulação mais ou menos inteligente, mais ou menos certa, mas todas elas sempre possíveis. É por estas, e já agora por outras, que gosto mais da política internacional. Embora seja tão ou mais complicada que a política interna, sempre temos a História para compreender as intenções e os resultados das decisões. Por exemplo, podemos concordar que a Revolução Francesa foi fundamental na história moderna, mas já não temos dúvidas de que Robespierre era um assassino psicopata. Podemos pensar que em 1930 pudesse haver algum totó que julgasse que Hitler era um salvador da Alemanha. Mas seis meses depois só não via o que se avizinhava quem não queria. Estão a ver o conceito? O tempo e a distância torna possível perceber tudo o que se passa longe de nós. Isto é a maravilha da política internacional. Para chegarmos aos nossos dias, temos esta proposta de Obama aos russos de não ir para frente com os planos de instalação de partes do escudo de defesa antimíssil na Europa Central em troca da ajuda do Kremlin para resolver o dossier nuclear iraniano. Há menos de um ano, todos acharam que Bush era uma besta com o tal projecto de defesa. Acontece que, graças a ele, Obama pode fazer alguma coisa de jeito com a ideia do mal amado ex-presidente. Terá Bush sido um génio estratégico? Talvez sim, talvez não. Mas se a proposta de Obama tiver êxito, e tiver assim os russos do nosso lado contra os iranianos, Bush já merece ocupar um lugar melhorzinho na História. Há coisas fantásticas, não há? Fora isso, tudo bem.

sábado, 7 de março de 2009

O Senhor Comentador analisa o boom literário na Colômbia

A literatura colombiana anda a ser muito falada. Desde Gabriel Garcia Marquez que ninguém falava dela. Os livros publicados por ex-reféns das FARC são os responsáveis por este renascimento cultural desse intoxicante país. Ao contrário do que sugerem as circunstâncias dos reféns, o que fez destes livros êxitos de vendas não foi a discussão política ou criminal dos seus raptores. É o relacionamento entre os sequestrados que aviva a curiosidade dos leitores. É natural. O aspecto político da perspectiva duma vítima não tem nem pode ter interesse nenhum. Um sequestrado não pode ter acesso a forças desconhecidas que fazem desenvolver uma organização criminal que mistura a política com o tráfico de drogas, o dinheiro, o poder, a corrupção em alta escala e todas essas coisas. Os reféns não podem saber nada além do que respeita a sua própria sobrevivência. É por isso mesmo que o mais atraente nestes livros publicados e por publicar é precisamente o seu aspecto íntimo. Quem tentou tomar conta do grupo. Quem foi para a cama com um sequestrador ou com um colega sequestrado. Quem se resignava e porquê ou quem não e porque não. Devemo-nos lembrar que estamos a falar de pessoas que viveram muitos anos raptadas e num lugar inacessível e, que noutras circunstâncias, até podia ser paradisíaco. Já para não dizer que até a droga, provavelmente fornecida pelos sequestradores, seria da melhor qualidade possível. Quero com isto dizer que esses depoimentos aparentemente imorais escondidos em denúncias morais como, por exemplo, que uma refém teve um filho dum sequestrador, ou que Ingrid Bentacourt era uma manipuladora, ou seja lá o que for, têm o mesmo valor que qualquer outra história de sobrevivência. Ninguém sacrifica a sua própria vida por feijões e ir ou não para a cama com alguém nunca é uma questão de princípios. Fora isso, tudo bem.

sexta-feira, 6 de março de 2009

O Senhor Comentador admira o sentido de espectáculo do Sexto Congresso do PS

O XVI Congresso do PS foi um êxito. Comentadores de todos os quadrantes políticos concordam neste ponto. O pormenor de não ter havido debate político não é mais que isso: um pormenor insignificante. Um congresso partidário pode ser uma luta de galos, se houver galos para lutar. Mas quando há só um galo no galinheiro, é uma festa para o galo, as galinhas, os pintainhos e para todos os que queiram participar. Essa é que essa. Pessoalmente estou muito contente que haja um pouco de alegria nalgum sector da sociedade. Falou-se muito do Congresso como espectáculo à americana ou como especialmente concebido para a televisão. No primeiro caso, parece-me óbvio que se utilize modelos que com provas dadas de eficiência. Funcionou para Bush e funcionou para Obama. Só não funcionou para McCain, John Kerry e outros derrotados presidenciais. Significa isto que apostar num modelo com 50% de possibilidades de êxito não está mal. Que tenha sido pensando para a televisão, parece-me pouco original como crítica. Quem não quer aparecer na televisão? Só as pessoas que não são convidadas, para parafrasear mal um escritor irlandês. Até a Manuela Ferreira Leite, que odeia ir, não tem outro remédio. Contudo é preciso não esquecer que a televisão é um meio de comunicação social que sugou a experiência da rádio, do teatro e do cinema. Pode-se fazer a genealogia de qualquer programa de televisão nestes vetustos antecessores. No caso do Congresso do PS, além do já mencionado, podíamos encontrar outros avós, tios ou mães. A não comparência de Manuel Alegre teve raízes num clássico do teatro contemporâneo, embora deturpado, chamado À Espera de Gordô. As imagens comovidas de Sócrates lembram os momentos cinematográficos e irrepetíveis de Rocky, Rocky 2, 3, 4, 5 e até o último Rocky Balboa. A surpresa da noite foi uma homenagem aos finais inesperados de Agatha Christie, em que a personagem mais inofensiva e esquecida é culpada de ser cabeça de lista para o Parlamento Europeu. Estava-se mesmo a ver que era o mordomo, Vital Moreira. Só faltou aquele efeito muito hollywoodesco no fim dos encómios ao líder: uma pessoa insuspeita, por exemplo, a viúva de Sousa Franco, começar aplaudir sozinha. E, pouco a pouco, de militantes desconformes até militantes cépticos irem acrescentando as suas palmas até converter uma sala hostil numa sala delirante de amor e adoração pelo herói do filme. Fora isso, tudo bem.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Som do dia - 666 - Alarma 2008 ( Hott Bass remix )

quarta-feira, 4 de março de 2009

Richie Spice em Portugal | Reggae Music



Preço Bilhetes:
Pré-Venda - 12,50 €
No Dia - 15,00 €

Compra bilhete aqui

terça-feira, 3 de março de 2009

Vodka

A vodka surgiu no nordeste da Europa e dois países disputam a sua origem, a Polónia e a Rússia. A palavra vodka é um diminutivo da palavra voda que em Russo significa água. A vodka tem origem em cereais que são fermentados e depois destilados. Este processo permite obter uma bebida com elevado teor alcoólico ( varia entre 37,5º e 50º).
Mais especificamente, a Vodka é feita de batata ou cereais fermentados, e é a bebida mais pura de todas as bebidas alcoólicas porque é passada por um filtro de carvão vegetal, para remover todas as substâncias, excepto o álcool.
No processo de fabrico da Vodka a batata, ou os cereais cozidos a uma alta temperatura, são colocados num local apropriado onde arrefecem. Depois é-lhes é adicionada água. A esta mistura, adiciona-se malte para que a fécula, através de uma reacção química, se transforme em açucares. O produto final é destilado com objectivo de remover todos os sabores ou aromas deixados pelos cereais. Posteriormente, algumas ervas e especiarias, conferem-lhe o seu sabor final.
Na Rússia e nos países de leste, a vodka está muito relacionada com problemas de alcoolismo e chegou a ser proibida de 1917 a 1938.
O aparecimento da vodka na Rússia esteve bastante ligado às condições naturais do país para o plantio do centeio e à tradição da culinária. Para os russos, a vodka tem o papel essencial de acompanhar e realçar os pratos feitos com todo tipo de carne, além de receitas com sabor picante e diversos peixes.
Foi inaugurado em junho de 2001, em São Petersburgo, Rússia, o Museu da Vodka. A iniciativa de organizar um museu dedicado à principal bebida russa foi (acredite) de um médico cirurgião, Sergei Chentsov. O acervo inclui centenas de garrafas da bebida, copos nos quais ela é servida ao longo dos tempos e vários objetos relacionados à vodka.
Até mesmo em lugares quentes, como países do Caribe e a Austrália, são produzidas algumas marcas de vodka, quase todas a partir do melaço. A maior parte da produção é exportada para engarrafamento em outros países.

Em portugal recomendamos o Absolut Vodka


Como se deve beber

A vodka tornou-se muito popular no mundo nos anos 70, quando vários bares começaram a substituir bebidas destiladas tradicionais pela vodka na preparação de coqueteiles. Além de aparecer assim, misturadas com bebidas coloridas e guarda-chuvinhas na borda, ela fica ótima se for servida como aperitivo, acompanhando salmão defumado ou caviar (como nos tempos antigos). Os russos garantem que o correto é beber a vodka sem “aditivos”, de um só trago e muito, muito gelada. No entanto, não há regras sobre como beber vodka.


Curiosidades

10 melhores utilidades para a Vodka, depois de beber:

- Cura para urticária
Existem diversas plantas no mundo que produzem coceira e urticária quando são tocadas. Caso você tenha o azar de passar por uma dessas, basta derramar um pouco de Vodka sobre o local afetado para aliviar a coceira e a dor;

- Tirar cheiro das roupas
As vezes precisamos tirar cheiros ou odores desagradáveis de roupas com certeza urgência, impedindo que tenhamos tempo para uma lavagem completa da peça de roupa. Pois saiba você pequeno gafanhoto que Vodka pode ser usada para isso. Basta derramar um pouco de Vodka sobre a roupa que você deseja “desodorizar” e depois pendura-la para secar em um lugar bem ventilado. O resultado disso é, que além de sua camiseta ficar bêbada, a Vodka mata todas as bactérias causadoras de maus odores e assim que seca da roupa, não deixa nenhum cheiro característico;

- Dar brilho em vidro e porcelana
Além de ser um ótimo alcolizante, a Vodka pode ser usada também para dar brilho nos bibelôs da sua estante. Basta umedecer um pano com o citado líquido e polir a peça em questão até conseguir o brilho desejado. E isso normalmente acontece depois do primeiro ou segundo gole;

- Preservar flores
Esse já é um truque que eu já usava por algum tempo, porém sem a adição da Vodka. Basta pingar algumas gotas de Vodka e colocar uma colher de chá de açucar dentro da água do vaso para manter suas flores como novas por muito mais tempo;

- Repelente de Insetos
Imagine a situação: Você no meio do rio durante uma pescaria sendo atacado por uma horda de pernilongos, e a única coisa que você tem em mãos no momento é um clip, um pedaço de durex e Vodka. O que fazer? Basta passar um pouco da bebida mágica nas partes expostas do seu corpo como repelente ou se possível, espirrar um pouco do líquido sobre os insetos. Sem bem que já que é pra ficar bêbado, recomendo fazer somente o primeiro, já que o aproveitamento é bem melhor;

- Queimaduras de Aguas Vivas
Apesar de bonitinhas, aguas vivas normalmente causam queimaduras que acabam gerando uma dor insuportável por horas, uma coisa que pode acabar com o seu querido fim de semana na praia. Como sempre estamos munidos de uma garrafa do líquido precioso, caso seja picado por uma dessas basta aplicar um pouco de Vodka sobre a picada para aliviar a dor e ainda desinfetar o ferimento;

- Cabelos Brilhantes e saudáveis
Pois é, além da Vodka ser capaz de fazer qualquer pessoa bonita, poucos sabem que ela EFETIVAMENTE é capaz de fazer uma pessoa ficar mais bonita. Para isso, basta misturar uma dose de Vodka para cada meio litro de shampoo e seus cabelos irão crescer fortes e saudáveis;

- Limpar Mofo
Exatamente, Vodka também pode ser usada para limpar mofo de frestas, paredes e pisos. Basta borrifar um pouco do líquido sobre o mofo e deixar repousar por 15 minutos. Depois, basta limpar com uma escova;

- Aliviar dores e inchaços
Tudo bem que depois dessa não vai dar mais pra beber, a não ser que seja MUITO criativo, mas uma mistura de lavanda com Vodka pode criar um potente remédio caseiro para aliviar dores e inchaços. Para fazer a mistura, basta conseguir uma jarra de vidro bem transparente, colocar algumas folhas de lavanda dentro dela e completa a jarra com Vodka. Sele a jarra da melhor forma possível e deixe descançar ao sol por três dias. Coe o líquido resultante usando por exemplo um filtro de papel para café e zas! Você já tem o seu próprio remédio caseiro para dores. Ótimo para aqueles momento em que você consome muita Vodka e as coisas começam a entrar na sua frente quando você caminha, como postes, paredes e até mesmo o chão;

- Aliviar dores de dente
Esta com aquela puta dor de dente e não tem um dentista de plantão no fim de semana? Vodka nele! Além de desinfetar a área, a Vodka, caso seja colocada sobre o local dolorido, ajuda a aliviar a dor e de quebra ainda faz você esquecer dela, e caso você tome mais duas ou três doses, esquecer que tem dentes, dores e principalmente que não tem asas.

Existe o mito de que a vodka não dá ressaca. Devido ao alto grau de pureza da vodka, os ingredientes responsáveis pelo mal estar após a ingestão de álcool estão ausentes. Entretanto, se a quantidade de vodka ingerida for grande claro que não podes evitar a ressaca


Efeitos

Nota: Mais uma vez relembro que os vídeos são de Jardas internacionais. Não são membros do JardasTeam!

Em excesso = FIGURAS




Quantidade razoável = ALEGRIA

Previsão do Tempo em tempo de Crise

CF Vasco da Gama empata em Ferreira


O CF Vasco da Gama empatou a duas bolas na deslocação a Ferreira do Alentejo em jogo da 18.ª Jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Beja. O SC Ferreirense adiantou-se no marcador aos 20 minutos com Nuno Vicente a não desperdiçar uma grande penalidade inventada por Luis Ralha, numa mão inexistente contrariando a decisão do árbitro auxiliar que se encontrava em cima da jogada. O CF Vasco da Gama partiu em busca do empate que viria a conseguir por Edgar Calhau em cima do apito para o intervalo. Na segunda metade com o CF Vasco da Gama a controlar o jogo o SC Ferreirense adiantou-se mais uma vez no marcador por Rafael Sobral num lance em que a bola é claramente controlada com a mão. A partir dai o SC Ferreirense quebrou e o CF Vasco da Gama dominou completamente o encontro, chegando ao empate num livre directo superiormente apontado por José Verdades e desperdiçando algumas oportunidades para chegar à vitoria. Não sabemos o que move o senhor Luís Ralha, mas o certo é que tem mostrado que o CF Vasco da Gama muito dificilmente vencerá qualquer encontro por si dirigido. Esta arbitragem foi vergonhosa!

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Senhor Comentador teve uma ideia para que o sistema judicial deixe de ser um desporto das elites

A defesa do administrador da Bragaparques vai pedir no recurso do acórdão que o condenou ao pagamento de cinco mil euros por corrupção para acto lícito que os meios de prova recolhidos não tenham validade para este crime. A jurisprudência existente sobre a matéria invalida os meios de prova recolhidos: neste caso, o papel desempenhado pelo advogado Ricardo Sá Fernandes e as gravações presenciais de conversas e intercepções telefónicas. O precedente do tema das conversas telefónicas foi a sua anulação no processo Apito Dourado. Até aqui está tudo claro. Só não compreendo por que razão se pede a anulação depois do julgamento e não antes. É curioso como tudo o que tenha que ver com o nosso sistema judicial costuma ser incompreensível para o público. As sentenças ligeiras para crimes violentos, as prescrições dos delitos, as escutas que são válidas e depois deixam de ser e outras coisas do género. Nunca sabemos às quantas andamos. Isto não pode continuar assim. Parto do princípio de que o sistema judicial pode ser complicado mas que faz sempre sentido, mesmo quando não façamos a mínima ideia de qual é o tal sentido. Julgo que, pelo bem da nação e da saúde mental do povo português, deve-se explicar, como se todos fôssemos todos loiras, como é que isto funciona. A minha sugestão é a seguinte: assim como temos um desaproveitado canal parlamento devíamos ter um canal tribunal que explicasse como se processam os tais processos. Até se podia aproveitar a longa experiência dos comentadores desportivos e começar a fazer o relato dos julgamentos, passo a passo. À noite só se mostraria os melhores momentos e as repetições em câmara lenta; as intervenções decisivas, mais polémicas – e, porque não?, mais espectaculares – seriam comentadas de todos os ângulos. As reportagens podiam incluir testemunhos dos intervenientes, adequadamente mascarados com distorção de vozes à moda das vítimas da Casa Pia, a divulgar as maravilhas dos segredos de justiça sempre mal guardados e nunca bem aproveitados. Julgo que este seria um grande passo para a dignificação da modalidade e podia ajudar a recrutar muitos praticantes amadores mortinhos por fazer a reforma da Justiça. Fora isso, tudo bem.