domingo, 29 de novembro de 2009

Ontem o derby acabou empatado a zero

O Benfica lá empatou com o Sporting num jogo que deixou muito a desejar em termos de qualidade técnica. O SLB nos primeiros 25 minutos não conseguiu acertar imensos passes curtos o que dificultou imenso a sua tarefa. O SCP entrou com mais atitude e ganhou imensas bolas no meio campo, normalmente passes falhados pelo SLB. O SCP sente-se confortável a jogar futebol directo e isso incomoda o SLB que joga com uma defesa muito súbida, o que causou alguns calafrios. O sub-rendimento de jogadores como Aimar e Di Maria, jogadores de grande influência no tipo de jogo do SLB - curto e apoiado - e falta de atitude de outros foi em grande parte a explicação para as dificuldades do SLB em impor o seu jogo na 1ª parte. Da 1ª parte retira-se 2 boas oportunidades para o SCP ( Liedson passa por Sidnei pela direita e remata para defesa de Quim e remate de Anderson Polga no seguimento de um canto ) e 3 boas oportunidades para o SLB ( Cardoso aparece isolado sobre a esquerda e remata para fora quando era só assistir Ramires, Ramires isolado sobre a direita e remata para defesa de Patricio quando era só assistir Saviola e livre de Di Maria a finalizar a 1ª parte em que ninguém toca na bola por mm ). Em termos de arbitragem fica, ficou um amarelo ( no mínimo ) por mostrar a Adrien Silva numa entrada dura sobre Ramires. Contariamente ao que alguns dizem Polga viu bem o amarelo ( faz carrinho e falha a bola... mas ao fazer carrinho obstui o Aimar, ou acham que ele é obrigado a saltar para continuar com a bola que estava em sua posse? ). Também há quem diga que o lance entre o Liedson e o David Luiz é penalti, mas parece-me que ele ganha a posição de forma legal, ou seja, foi mais forte.

Na segunda metade o Benfica subiu de rendimento, apesar de não chegar nem perto do que tem capacidade para fazer e já fez. Ainda assim trocou melhor a bola e ganhou mais consistência com a saída de Aimar e entrada de Rúben Amorim. Nesta segunda parte contabilizaram-se 3 boas oportunidades de golo para o SCP ( grande remate de Veloso para grande defesa de Quim, remate de João Moutinho para fora na ressaca de um pontapé de canto e remate de Vukcevic dentro da área do lado direito para defesa de Quim ) e 3 boas oportunidades para o Benfica ( Di Maria dentro da área do lado esquerdo remata direito a Patricio, Rúben Amorim dentro da área do lado direito remata para defesa de patricio e Ramires falha emenda à boca da baliza ). O remate de David Luiz que passou a cm da barra também assustou o SCP. Em termos de arbitragem o SLB acabou por ser prejudicado nesta segunda parte. Cartão amarelo inexplicável a Javi Garcia. Cartão amarelo a Adrien ( já era o segundo ) quando a entrada sobre Saviola justificava o vermelho. Cartão amarelo a Miguel Veloso quando a entrada sobre Di Maria justificava o vermelho. Mão de Polga que parece fora da área ( mas inexplicavelmente não há imagens ) e correspondente segundo cartão amarelo por mostrar.

Em suma, o resultado ajusta-se porque o Benfica não jogou o normal e o SCP jogou com mais atitude do que habitualmente tem feito. Ao contrário do que Jesus disse o resultado penaliza mais o Benfica porque empatou com um equipa que está em oitavo lugar. E a relva não é desculpa. Mais vale quem quer do que quem pode e neste jogo o Aimar e o Di Maria não conseguiram estar ao seu nível, o que se reflectiu na qualidade de jogo do SLB.

Em relação às análises dos comentadores desportivos e ex-árbitros, caros jardas olhem para isso com cuidado. É que muitas não conseguem ser imparciais. Dou-vos o exemplo do Jorge Coroado, já director do Belenenses e com simpatia pelo Sporting, ou melhor com antipatia pelo Benfica. Há anos que as suas análises são sempre contra o SLB. Como este existem outros que são ao contrário como alguma malta da Benfica TV ( pelo menos aqui a TV é de um clube e defende um clube, já a Sport Tv, RTP e etc supostamente não são de nenhum clube mas o que se verifica nos comentários durante o jogo e análises posteriores é o anti-benfiquismo de alguns que se dizem imparciais )



0 comentários: