terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Senhor Comentador congratula Francisco Louçã pela sua vitória no Congresso mas protesta

Acabou o Congresso do Bloco de Esquerda e a lista A de Francisco Louçã reforçou a presença na Mesa Nacional do partido, vencendo à lista B e C. Embora, como diria o recém-desempregado Scolari, não importa que seja A, B ou C. Contudo, seria impensável um Bloco sem o Francisco. Tal como Paulo Portas e Jerónimo de Sousa nos respectivos partidos, ganhou uma maioria absoluta dentro do Bloco. Não tão esmagadora como a de Jerónimo nem como a de Paulo, mas mais uns anitos e lá chegará. Li, desapontado, que Joana Amaral Dias tinha sido excluída. Louçã, sempre rebelde, não se deixa pressionar pela lei da Paridade. Entre os doze históricos ou inevitáveis, contei oito homens e quatro mulheres e nenhuma Joana entre elas. Porquê? Porquê? Perguntei a mim próprio enquanto batia com a cabeça contra a parede mais dura do Mosteiro de Alcobaça. Compreendo que Ana Drago esteja na lista. Sempre esteve, excepto por deveres familiares. Mas o que têm Helena Pinto, Cecília Honório ou Mariana Aiveca que não tenha melhor Joana Amaral? Ideologicamente são superiormente constituídas? Politicamente mais desenvolvidas? Parlamentarmente com mais iniciativa? Duvido. Não quero acreditar que tenha sido punida pelo seu fraquinho por Mário Soares. Não é aceitável que o líder da esquerda incorruptível seja no fundo um forcado ciumento. Os ciúmes são um defeito da direita reaccionária. Não da liberal claro, que é mais swingista ou admite o adultério como fazendo parte do casamento pela Igreja. Por outro lado, que argumentos vai o Bloco de Esquerda contrapor a uma invectiva duma Marta Rebelo socialista ou duma conservadora Teresa Caeiro? Com Ana Drago? Estamos a brincar. Drago tem jeito mais não tem o cabedal das suas oponentes políticas. Poderá, no máximo, ganhar à deputada dos Verdes, cujo nome nem o Primeiro-ministro nem eu nos lembramos nunca. Mas não lhe podemos exigir mais. Não seria justo. Espero que Louçã reconsidere a sua decisão e que desta vez pense com a cabeça. Fora isso, tudo bem.
A partir de hoje já não disponibilizaremos aqui o link directo para ouvir o SR. COMENTADOR, mas sim na barra lateral do lado direito na secção SR. COMENTADOR, onde podem ouvir os comentários actuais e os mais antigos do grande SR. COMENTADOR.

0 comentários: