No dia 11 de Novembro comemora-se o São Martinho. Assam-se as primeiras castanhas do ano e inicia-se a época oficial de prova de vinhos. As tabernas do concelho da Vidigueira são locais apetecíveis para a sua população, nomeadamente para os elementos da Jardas Team.
Aqui fica a Lenda de S. Martinho para quem quer saber de onde vem a tradição:

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
Porquê castanhas e vinho perguntam vocês? Eu também não sei a resposta, mas talvez seja pela sensação de conforto, em que os dias estão solarentos mas frios, em que nos juntamos à lareira na conversa e a comer. O convívo dos amigos é uma boa explicação. São dias especiais que nos alimentam a alma e dão de beber ao coração. Talvez seja este o objectivo deste género de festejos, fazer com que esqueçamos as amarguras da vida, e por alguns instantes, deixemos que o calor da lareira e a barriguinha cheia nos embriaguem com alguma espécie de felicidade.
Rezam os provérbios populares que em dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
0 comentários:
Enviar um comentário